- ampliar a oferta de vagas em escolas escolas cívico-militares e transformar algumas escolas da rede municipal, adaptando-as ao modelo cívico-militar
- reformar as unidades educacionais já existentes
- climatizar gradativamente as unidades de ensino da rede
- Criar programa de apoio ao professor, oferecendo assistência psicológica, orientações a postura corporal, fonoaudiologia.
- Criação de uma rede de incentivos a atividades culturais municipais.
- Implementação da educação em tempo integral de forma gradativa.
- Merenda Escolar de qualidade
- Aumento no IDEB (índice que avalia a qualidade da educação)
- Uma Escola Aberta ao bairro e que possa interagir como base de informações para as demais secretarias.
- Garantir o acesso de crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses ao atendimento em creches e escolas, de acordo com a demanda por bairro e região do município, com planejamento e ações articuladas.
- Rever os planos de carreira e de salários dos professores; - Estimular o professor a se qualificar por meio de um sistema de formação continuada eficaz, que ouça os professores sobre o que sentem que precisam aprender.
-Criar um novo Plano de Carreira para promover a valorização salarial dos profissionaisde educação, tornando-o unificado entre professores e funcionários da rede municipal deeducação, com progressões significativas por formação acadêmica e tempo de serviço,garantindo paridade e integralidade para os aposentados;
-Promover a inclusão e valorização das culturas de matriz africana e indígena nosconteúdos curriculares das escolas públicas do município, visando a erradicação de todasas formas de preconceito contra elas e a valorização de sua contribuição à formação dasociedade brasileira;
-Estabelecer metas, em acordo com a estrutura orçamentária do município, para aprogressiva implementação de um plano que tenha por objetivo alcançar a universalizaçãoda Educação Integral na rede municipal de educação;