Romaria do Pilar, em Duque de Caxias - Divulgação
Romaria do Pilar, em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Tradicionalmente realizado na igreja histórica de Nossa Senhora do Pilar em Duque de Caxias, a 37ª edição do evento que é a maior Romaria do Estado do Rio de Janeiro, acontecerá na Catedral de Santo Antônio, no Centro, e será transmitida pelas Redes Sociais da Diocese da Baixada Fluminense (https://www.facebook.com/pascom.catedraldesantoantonio/).

“Devido às restrições impostas pela pandemia, este ano a Romaria do Pilar se resumirá a uma Celebração Eucarística na Catedral diocesana, às 9h. A participação presencial será por representação, conforme definido pela equipe de Coordenação Pastoral da Diocese. O Secretariado Diocesano de Pastoral foi o responsável por convidar e confirmar as presenças. As demais participações serão pelas redes sociais da Diocese, que transmitirão ao vivo a Celebração”, relata o Padre Renato Gentile, Vigário Geral da Diocese de Duque de Caxias.

Em consonância com a Campanha da Fraternidade deste ano, o tema da romaria é "Maria, mãe do Bom Samaritano, ensina-nos a cuidar" e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33s).

Não é a primeira vez que o evento não acontece no bairro do Pilar. Na década de 80, por ocasião do fechamento da igreja, o evento foi transferido para o bairro São Bento.

A igreja histórica segue em processo de restauração, com previsão de conclusão das obras entre o final de dezembro de 2020 e início de 2021. Na última semana a Comissão Diocesana para os Bens Culturais e Artes Sacras da Diocese com auxilio da Polícia Federal de Minas Gerais recuperou recuperada uma importante peça pertencente ao altar-mor da igreja, denominada Betsabá. Outras peça também estão em processo de recuperação, porém, a imagem de Nossa Senhora do Pilar segue desaparecida após ser furtada no ano 2000.

Expediente:
37ª Romaria do Pilar
Data: 12 de outubro de 2020 (segunda-feira), às 9 horas
Local: Catedral de Santo Antônio – Avenida Gov. Leonel de Moura Brizola, 1.861 – Centro de Duque de Caxias