CRAESM, de Duque de Caxias, realiza atendimento voltado para saúde da mulher - Divulgação
CRAESM, de Duque de Caxias, realiza atendimento voltado para saúde da mulherDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - O CRAESM (Centro de Referência e Atenção Especializada à Saúde da Mulher), localizado em Xerém, quarto distrito de Duque de Caxias, continua o atendimento de prevenção à saúde da mulher. De janeiro a setembro, a unidade realizou 12.405 consultas ginecológicas, 8.513 preventivos, 6.298 mamografias e 2.915 densitometrias ósseas.

O CRAESM foi o primeira da rede municipal de saúde a receber um aparelho de mamografia digital. O equipamento, instalado em março de 2019, realiza uma média de 900 mamografias por mês. Com a instalação, a Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, conseguiu acabar com a fila de espera para a realização do exame.

A inauguração do CRAESM aconteceu em 2017, ocupando o espaço da antiga Maternidade Municipal de Xerém. No local, as mulheres têm disponível na unidade serviços nas áreas de ginecologia, odontologia, pediatria de 0 a 24 meses, mastologia, reumatologia, nutrição, pré-natal de alto e baixo riscos, imunização para mulheres e crianças. Também são realizados exames de mamografia, densitometria óssea, preventivo, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia da mama, ultrassonografia obstétrica e das vias urinárias, histeroscopia com e sem biópsia, colposcopia e exames de sangue.
O CRAESM chega a realizar, em média, 700 atendimentos de coletas e até seis mil tipos de exames laboratoriais por mês, entre eles, sangue, Beta HCG, hepatite, HIV, sífilis e HGT. Desde a sua implantação, milhares de mulheres foram atendidas na unidade, chegando a mais de 10 mil atendimentos mensais.

“Essa unidade é um luxo. É tudo que as mulheres de Duque de Caxias precisavam há muito tempo. Aqui, elas encontram todos os serviços necessários para cuidar da saúde, desde a prevenção, acompanhamento, até a realização de exames importantes, como mamografia e densitometria óssea. Celebramos mais um Outubro Rosa superando as metas de mamografias realizadas, alcançando milhares de mulheres, não só de Duque Caxias, mas também de municípios vizinhos”, destaca o secretário municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira.

Outubro Rosa

Considerando o cenário epidemiológico da pandemia pela Covid-19, as ações programadas para o Outubro Rosa no município de Duque de Caxias, este ano, seguem protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias. Os conhecidos mutirões para rastreamento do Câncer de Mama e Colo do Útero não serão realizados, mas as unidades de saúde da rede municipal estão orientadas a receber as mulheres que buscarem atendimento voltado para a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

O exame de mamografia anual é recomendado às mulheres, a partir dos 40 anos de idade. No caso da paciente ter histórico de câncer na família, a realização do exame é indicado a partir dos 35 anos, mas a maioria das mulheres atendidas na unidade não estão dentro dessas especificações. Os exames podem ser agendados no próprio CRAESM, mediante a apresentação do pedido médico, cartão do SUS e comprovante de residência, das 7h às 15h.

O CRAESM está localizado à Rua 25 de Agosto, Vila Santa Alice, em Xerém. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e, aos sábados, das 7h às 12h.