Candidato a vice-prefeito na chapa do PV teria agredido fiscal do TRE - Reprodução/Facebook
Candidato a vice-prefeito na chapa do PV teria agredido fiscal do TREReprodução/Facebook
Por O Dia
Duque de Caxias - Um fiscal da 127ª Zona Eleitoral de Duque de Caxias registrou boletim de ocorrência na 59ª DP (Duque de Caxias), com apresentação da perícia médica, que havia atestado o traumatismo de córnea do agente público, contra o candidato a vice-prefeito do Partido Verde (PV), Pedro Paulo Noyma, o Professor Pedro Paulo. O relatório da fiscalização foi encaminhado ao Ministério Público Eleitoral, que deverá ajuizar ação contra o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada por Gutemberg dos Santos, o Professor Gutemberg (PV).

Presente no momento da agressão, que ocorreu no domingo, 8, o candidato a prefeito Gutemberg também hostilizou o fiscal, com apoio de cabos eleitorais. Motivada pelo uso irregular de caminhão de som na Praça Roberto Silveira, a menos de 200 metros de estabelecimento de ensino e prédios públicos, a abordagem do fiscal foi para obrigar os candidatos a desligar o som. O grupo formado pelos candidatos e cabos eleitorais desobedeceu e começou a ameaçá-lo. Enquanto aguardava a chegada de reforço da Polícia Militar, o fiscal do TRE-RJ foi cercado e agredido pelos cabos eleitorais, incitados por Pedro Paulo aos gritos de "mata ele". O comando de seta do veículo chegou a ser quebrado.

Essa foi a segunda vez que Pedro Paulo recusou-se a atender as orientações dos fiscais do TRE-RJ, por isso o caminhão seria apreendido. Na primeira vez, em 25 de outubro, o político havia cometido a mesma infração, no mesmo local, inclusive com caminhão de som estacionado na área interna da praça. Na ocasião, os fiscais atuaram apenas pedagogicamente e não houve apreensão do equipamento. Ao longo da semana, o perfil do candidato no Facebook tem publicado insultos ao fiscal eleitoral, entre os quais "primata" e "homicida". A Notícia de Irregularidade 0600288-68.2020.3.19.0127 será encaminhada também à Polícia Federal.