Por leandro.eiro

Rio - A possibilidade de buscar qualificação profissional no Exterior surge como uma alternativa concreta em meio a um cenário preocupante de desemprego no país. Neste domingo à tarde, o Hotel Hilton Copacabana vai receber a 15ª edição da Feira EducationUSA, que apresenta ao público cursos de graduação, pós-graduação, mestrado doutorado e inglês intensivo em universidades norte-americanas. É o caso, por exemplo, da University of California, Florida International University, Boston Architectural College e Dallas Baptist University. O evento é gratuito.

Consulado Americano vai estar presente no evento%2C para dar orientações sobre o pedido de vistoDivulgação

A expectativa é de receber um público de cerca de 2 mil pessoas, aumento de mais de 40%. No ano passado, cerca de 1,4 mil pessoas participaram da feira. O grande diferencial do evento é a possibilidade de estudantes estarem em contato direto com os representantes das instituições de ensino norte-americanas. A equipe do EducationUSA também vai oferecer palestras e plantão para tirar dúvidas sobre os programas acadêmicos e bolsas de estudo. Representantes do Consulado Americano também vão estar presentes para fornecer orientações a respeito do processo de pedido de visto para estudantes.

Debora Rufino, de 30 anos, passou pela experiência de estudar Ciência Política nos Estados Unidos. "Me sinto realizada em ter me formado em uma universidade americana", conta. Gustavo Coutinho, 19, acaba de ser admitido na Universidade de Harvard. Ele vai embarcar para os Estados Unidos neste mês, para estudar Ciência da Computação e Economia. "O suporte que recebi foi fundamental. Hoje me sinto mais seguro e preparado para este novo desafio", conta Coutinho.

Intensivo para candidatos

Neste ano, os interessados na feira EducationUSA Rio também vão ter a oportunidade de participar de um evento especial que vai anteceder a feira: o Bootcamp. O evento, com vagas limitadas, será um intensivo sobre o processo de candidatura para estudar nos Estados Unidos, com a participação das universidades norte-americanas. "Será uma oportunidade para os alunos estarem mais próximos dos representantes das instituições e esclarecem todas as dúvidas", comenta Bianca Macena, coordenadora do EducationUSA Rio.

O EducationUSA é o órgão oficial do governo norte-americano para estudos no país. Os centros EducationUSA estão presentes em mais de 400 escritórios, representando cerca de 170 países. Só no Brasil, disponibiliza cerca de 30 escritórios em instituições parceiras.

Entrada gratuita

A feira EducationUSA será sediada no Hotel Hilton Copacabana, localizado na Avenida Atlântica 1.020. Evento ocorrerá das 15h às 19h. A entrada é gratuita.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.educationusa.org.br. O EducationUSA é o órgão oficial do governo norte-americano para estudos e está presente em cerca de 170 países. Só no Brasil, há cerca de 30 escritórios em instituições parceiras.

Você pode gostar