A economista Elena Landau, responsável pelo programa econômico da candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) disse nesta terça, 13, que o ministro Paulo Guedes furou o teto de gastos em nome de fazer investimentos e os investimentos não vieram.
"Paulo Guedes furou o teto de gastos e os investimentos não saíram", disse durante o Debate com Economistas dos Candidatos à Presidência organizado pelos jornais O Globo e Valor Econômico.
Ainda de acordo com Elena Landau, a próxima gestão terá que olhar para o Orçamento de 2023 assim que começar o governo de transição. Para ela, a peça orçamentária como está hoje é regressiva e não permite receita discricionária para o governo fazer investimentos. Para isso, segundo a economista, um eventual governo de Simone Tebet vai recriar o Ministério do Planejamento para planejar e controlar receitas e gastos.
"É muito difícil saber o que será o fiscal no ano que vem. Não vamos tirar investimentos do teto. Vamos é criar condições para que o Banco Central faça seu trabalho sem atrapalhar seu trabalho. Vamos deixar o BC independente para fazer suas políticas", disse.
De acordo com ela, se vencer, o governo de Simone Tebet vai manter o superávit primário para diminuir o déficit nominal.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.