Lula faz campanha no NordesteReprodução/Facebook

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou nesta quinta-feira, 13, que, desde o início do segundo turno, passou a priorizar, durante suas passagens por diferentes estados, a apresentação de números de obras e projetos realizados nas gestões do PT. De acordo com ele, o seu adversário, o presidente Jair Bolsonaro (PL), tem "mentido muito" sobre ações promovidas em diferentes regiões do País.
"O atual presidente tem mentido muito, já cheguei a estado que ele tem distribuído panfleto que ele tem feito tal coisa, e muitas vezes ele não tem feito nada. Ele mente pensando que as pessoas são bobas e ele tenta enganar. Eu então resolvi, desde que começou o segundo turno, a levar para cada Estado que vou, para cada cidade, os números que nós deixamos", afirmou à imprensa durante sua passagem por Aracaju (SE) na manhã desta quinta-feira, 13.
Durante o seu pronunciamento, Lula questionou os jornalistas se eles conheciam alguma obra concluída por Bolsonaro em Sergipe. O ex-presidente citou dados do legado dos 13 anos dos governos PT no Estado, como, por exemplo, obras de infraestrutura, Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e criação de postos de trabalho com carteira assinada.
Em crítica ao atual presidente, Lula afirmou que o que Bolsonaro fez "foi concluir aquilo que Dilma [Rousseff] não conseguiu concluir antes do golpe". "Um dia a gente tem que fazer comparações entre governos, quem fez o que", afirmou.
Em mais um aceno aos nordestinos, eleitorado no qual Bolsonaro tem tentado atrair mais votos no segundo turno, Lula voltou a dizer que essa população não pode votar no atual presidente. "Tem sido engraçado porque tenho feito atos em várias cidades de São Paulo. Quem é que tem parente e é nordestino? Quase que a totalidade das pessoas. Eu tenho dito que se vocês tiverem uma gota de sangue nordestino, vocês não podem votar em alguém que acha que vocês são menores que o restante do Brasil", reforçou.
Após a coletiva, o ex-presidente participa de uma caminhada ao lado do senador Rogério Carvalho (PT), que disputa o segundo turno na corrida pelo governo de Sergipe, contra o candidato do PSD, Fábio Mitidieri. No discurso à imprensa, ele pediu votos ao seu candidato.
"Eu vim a Sergipe definitivamente tentar pedir para o povo de Sergipe que votou em mim, e que vai votar em mim no segundo turno, que vote para o companheiro Rogério para governador (...) Quando a gente analisa o resultado de pesquisa no Brasil inteiro, a gente percebe que tem várias pessoas que votaram no Lula, que votaram em outros candidatos a governadores, e não nos nossos candidatos a governadores", disse.
A campanha de Lula decidiu que o petista só visitará Estados fora do Sudeste onde há aliados no segundo turno. Ontem ele esteve na Bahia, onde o candidato do PT, Jerônimo Rodrigues, disputa contra ACM Neto (União Brasil). Nesta tarde ele estará em Alagoas ao lado do governador Paulo Dantas (MDB), que concorre à reeleição contra Rodrigo Cunha (União Brasil). Dantas foi afastado do cargo pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por suposto pagamento de fantasmas durante seu mandato como deputado estadual, em 2017.