Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (19) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua liderando a disputa pela Presidência da República no segundo turno das eleições 2022 , com 49% das intenções de voto. O atual mandatário e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) , aparece em segundo lugar, com 45%.
Conforme os dados, os brancos e nulos somam 6%. Já os indecisos, são 2%.
Em relação aos votos válidos, ou seja, em que brancos e nulos não são contabilizados, o petista alcançou 52%, enquanto o candidato do PL teve 48%. A pesquisa atual mostra que os candidatos oscilaram. Lula oscilou negativamente, saindo de 53% para 52%, e Bolsonaro positivamente, indo de 47% para 48%. Ambos continuam na margem de erro, que é de dois pontos para mais ou para menos.
No último levantamento divulgado pelo instituto na sexta-feira (14) , Lula tinha 49% das intenções contra 44% de Bolsonaro. Brancos e nulos correspondiam a 5% e os indecisos, eram 1%.
O estudo é o primeiro divulgado após o debate presidencial entre os candidatos da TV Band no último domingo (16).
Para realizar o levantamento, o Datafolha ouviu 2.912 pessoas entre os dias 17 e 19 de outubro. O nível de confiança é de 95% e a pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07340/2022.
De acordo com o TSE, Lula terminou o primeiro turno com 48,43% dos votos (57.259.504), enquanto Bolsonaro marcou 43,20% (51.072.345). O vencedor do segundo turno das eleições , marcado para o próximo dia 30 de outubro, irá comandar o país por ao menos quatro anos, até o fim de 2026, assumindo o governo em janeiro de 2023.
Os dois candidatos à presidência correm contra o tempo para garantir votos de adversários, de indecisos e dos que se abstiveram no primeiro turno.
O Datafolha divulgado na última sexta mostrou para que lado vão os eleitores de Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) no segundo turno. Os ex-candidatos à Presidência ficaram, respectivamente, em terceiro e quarto lugar na corrida presidencial .
O levantamento apontou que 41% dos eleitores da senadora irão votar em Lula e os 29% restantes, irão para Bolsonaro. Já entre os eleitores do ex-governador do Ceará, 40% vão para o petista e 31%, para o atual presidente.
Simone Tebet e Ciro Gomes declararam apoio a Lula para o segundo pleito das eleições . O pedetista afirmou que o ex-presidente é "a última saída".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.