PT estima crescimento de 10% nos votos a Lula Reprodução/IG
A previsão da campanha é que Lula atinja 63 milhões de votos no segundo turno. Serão 6 milhões a mais de eleitores conquistados, caso o número de concrete.
O PT ainda quer conquistar a maioria dos votos que foram de Ciro Gomes no primeiro turno. Em pesquisas internas, a legenda prevê que 60% dos eleitores de Ciro querem Lula na presidência da República. Ciro fez apenas uma participação protocolar, seguiu o partido em apoio ao petista, mas não dá declarações a favor do ex-presidente.
A campanha petista corre contra o tempo para ampliar a vantagem em regiões e estados considerados "chave" na corrida eleitoral. Nos últimos dias, Lula tem focado sua agenda na região Sudeste e Nordeste, para segurar o avanço de Bolsonaro nas pesquisas de intenções de voto.
Já em Minas Gerais, Lula tenta manter a vantagem e manter sua vitória do estado no segundo turno, mesmo com a participação ativa de Romeu Zema (Novo), governador reeleito em primeiro turno, na campanha de Bolsonaro. O estado é considerado, junto com São Paulo, um dos mais importantes no processo eleitoral. Tradicionalmente, quem consegue mais votos no segundo maior colégio eleitoral do país vence o pleito.
Lula ainda tem investido sua campanha em São Paulo, estado em que está tecnicamente empatado com Bolsonaro no segundo turno. Para o PT, o petista pode virar no maior colégio eleitoral do país e segurar o avanço do atual presidente. No primeiro turno, Bolsonaro obteve a maioria dos votos no estado, enquanto o ex-presidente venceu na região metropolitana da capital, extremos norte, sul, leste e oeste do estado, além da região de Araraquara.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.