Prédio da CBF, no Rio de JaneiroDivulgação / CBF
Clubes querem votar pela redução para três times rebaixados no Brasileirão
Ideia vem sendo debatida nos últimos dias, mas ainda não há unanimidade sobre a questão
Rio - O Brasileirão deste ano poderá contar com uma grande novidade em seu formato. De acordo com o portal "UOL", clubes das Séries A e B do Brasileirão fizeram um debate intenso ao longo dos últimos dias sobre a possibilidade de reduzir o número de rebaixados no torneio, de quatro para três times. A tendência é que a proposta seja colocada para votação nesta terça-feira (14), no Conselho Técnico da Primeira Divisão.
Segundo o veículo, ainda não há unanimidade sobre a pauta, mas alguns clubes grandes se manifestaram a favor. Um dos motivos é o fato de a edição de 2023 contar com todos os times mais tradicionais do Brasil, o que não acontecia há anos.
O argumento que será utilizado para propor a redução é de que as ligas mais importantes do mundo, como a Premier League e a Bundesliga, contam com apenas três rebaixados. No Brasil, 20% dos clubes que disputam o campeonato terminam rebaixados, o que, na opinião de dirigentes, causa instabilidade financeira nas instituições.
A ideia dos clubes é aplicar a mudança já no Brasileirão deste ano. No entanto, seria necessário mudar o regulamento das Séries A e B. Por isso, há um debate jurídico para saber se seria possível a aplicação imediata ou se ficaria para 2024, em caso de aprovação.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.