Girona chega aos 44 pontos e é o líder do Campeonato Espanhol Divulgação/Girona
Girona vence mais uma e reassume a liderança do Campeonato Espanhol
Treinador do Bahia, Rogério Ceni acompanhou a partida das arquibancadas do estádio Montilivi
Espanha - O Girona continua fazendo bonito no Campeonato Espanhol. Nesta segunda-feira (18), sob olhares de Rogério Ceni e com três gols em jogadas iniciadas pelo lateral-direito brasileiro Yan Couto, venceu o Alavés por 3 a 0 no estádio Montilivi. Com o triunfo, o time superou o Real Madrid no topo da tabela no encerramento da 17ª rodada.
Com campanha impressionante, o Girona chegou aos 44 pontos somados em 17 partidas, um incrível aproveitamento de 86,27%, abrindo dois de vantagem sobre o milionário clube merengue, agora em segundo. Os gols foram de Dovbyk (2) e Portu, todos com participação direta do lateral recém-convocado por Fernando Diniz na seleção brasileira.
Único time a somar 14 vitórias no Espanhol, o Girona ainda se tornou o melhor ataque, agora com 40 gols anotados, diante de 38 de Real Madrid. Foram mais dois empates e uma única derrota, justamente para a equipe comandada por Carlo Ancelotti. São 11 jogos de invencibilidade, com 10 vitórias, sendo duas na Copa do Rei.
Equipe do Grupo City, assim como o Bahia, o Girona teve um torcedor ilustre nas arquibancadas do estádio Montilivi: o técnico Rogério Ceni, que foi acompanhar uma das sensações da Europa e que necessitava de um triunfo para retomar o topo do Campeonato Espanhol.
Empolgado após 4 a 2 na casa do Barcelona na rodada passada, o Girona não queria saber de favoritismo, apesar de o adversário ocupar somente o 13º lugar. Ocorre que a história trazia um duelo bastante equilibrado, com os mandantes com 11 vitórias contra 10 derrotas e ainda seis empates.
Um dos tropeços do Girona diante do Alavés, porém, ainda é bastante sentido. Em seu único rebaixamento, na temporada 2028/19, a equipe acabou superada na casa do adversário. Querendo esquecer tal mancha na história, o começo foi em cima e logo Dovbyk perdeu boa chance. O desvio de cabeça bateu em Omorodion e passou raspando.
A pressão surtiu efeito rapidamente. Aos 21 minutos, em bate-rebate na área, o brasileiro Yan Couto pegou a sobra na direita e chutou de pé esquerdo, o goleiro Sivera espalmou e o ucraniano Dovbyk apareceu livre para desviar de cabeça e colocar o Girona em vantagem. A posição era legal e o gole valeu, apesar das reclamações.
Antes do intervalo, em nova jogada pela direita, mais um gol dos donos da casa. Yan Couto foi até o fundo, ganhou da marcação e rolou para trás. Portu apareceu livre e bateu cruzado para ampliar.
O Alavés voltou mais atrevido no começo da etapa final para tentar diminuir o placar. Mas Rioja e Marín falharam nas boas tentativas criadas pela equipe, ambos batendo para fora.
Não diminuiu e viu o brasileiro Yan Couto mais uma vez aprontar. O brasileiro fez jogada individual, passou entre os marcadores e foi derrubado na área por Javi López: pênalti. Dovbyk ampliou, aos 14 minutos, deixando o líder ainda mais sossegado em campo.
O Alavés desanimou com o gol sofrido e não encontrou mais forças para tentar reagir. O máximo que conseguiu foi uma bola no travessão do lateral Ruben Duarte. O Girona somente fez o tempo passar, Yan Couto ainda reclamou de cãibras, mas a festa já estava garantida.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.