Gestores dos clubes vinculados à LibraReprodução

Rio - A Libra e a Liga Forte Futebol avaliam um passo decisivo para unificar os grupos e fundar a liga. Os presidentes dos clubes dos dois blocos receberam na última sexta-feira (19) uma proposta pela unificação, segundo informações do "ge".
Os clubes que assinarem manifestarão o desejo de unificar os blocos. O interesse comum a todos é a venda dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o ciclo de 2025 e 2029. O documento estabelece um modelo para a distribuição das receitas da liga.
As receitas se dividiriam em 85% para os clubes da Série A e 15% para os clubes da Série B, que passaria a ser beneficiada pelos direitos comerciais da elite pela primeira vez na história. Em seguida, o valor destinado à primeira divisão se repartiria em uma fórmula 45-30-25.
A fórmula 45-30-25 seria referente a 45% iguais para todos os clubes, 30% de acordo com performance e 25% conforme o apelo comercial. Em relação a "performance", seria considerado a classificação no Brasileirão durante três temporadas. Assim, clubes de melhor desempenho teriam mais estabilidade.
Já a fatia de "apelo comercial" seria distribuído de acordo com a audiência média de cada clube em suas transmissões. O padrão do Ibope seria considerado na medição das pontuações de televisões aberta e fechada, enquanto o streaming computaria a soma de espectadores a cada minuto.