Logo oficial da candidatura de Marrocos, Espanha e Portugal para a Copa do Mundo de 2030Reprodução / X

Portugal - Em evento realizado na Federação Portuguesa de Futebol, em Lisboa, nesta terça-feira (19), Espanha, Marrocos e Portugal apresentaram mais detalhes da candidatura conjunta para receber a Copa do Mundo de 2030. O trio mostrou a identidade visual e o lema "Yalla Vamos, 2030". O logotipo reúne alguns elementos comuns dos três países: o sol e o mar ligam-se ao número 30, referente ao ano de realização do torneio, e a uma bola de futebol.
A tendência é de que a final ocorra na Espanha ou no Marrocos, já que Portugal não possui um estádio com capacidade para, no mínimo, 80 mil pessoas. Além disso, não há planos para ampliação, segundo o coordenador da candidatura, o português Antônio Laranjo.

Álvaro Morata e Iniesta, pela Espanha, Cristiano Ronaldo e Luis Figo, por Portugal, e Hakimi, por Marrocos, são alguns dos embaixadores da candidatura conjunta.

O evento buscou destacar os pontos positivos da candidatura dos três países, como a infraestrutura futebolística, o curto deslocamento entre os países, e a paixão das populações anfitriãs.
"Temos costumes diferentes, tradições diferentes e, mesmo assim, está claro que trabalhando junto teremos muito mais em comum do que as diferenças. Nosso logotipo representa elementos-chave da nossa localização geográfica, o sol, elemento que faz nossos países serem destinos turísticos no mundo", disse Antônio Laranjo.

O formato da Copa do Mundo de 2030 será inédito. Inicialmente, o torneio começará no Uruguai. A programação é de que Argentina e Paraguai também receberam jogos da primeira rodada. Essa foi a forma encontrada pela Fifa para homenagear os 100 anos da primeira Copa do Mundo, disputada em 1930, no Uruguaio.
Em seguida, a Copa parte para a Europa (Espanha e Portugal) e para a África (Marrocos). Assim como o mundial de 2026, o torneio de 2030 terá 48 seleções e um total de 104 partidas.