Plenário do Senado FederalRoque de Sá/Agência Senado

Brasília - Nesta quarta-feira, 10, o Senado instalou uma uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar manipulação de resultados no futebol brasileiro. Segundo o requerimento da criação, a comissão investigará denúncias de fraude que envolvem jogadores, dirigentes e empresas de apostas.
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) será o presidente da CPI. Eduardo Girão (Novo-CE), o vice-presidente. Já a relatoria fica a cargo de Romário (PL-RJ).
O colegiado tem 180 dias para finalizar os trabalhos, mas há possibilidade de prorrogação do prazo. A CPI deve iniciar os trabalhos na próxima quarta-feira.
Romário requereu a criação da CPI no dia 12 de março. Para embasamento, ele destacou o relatório da SportRadar, que apontou que o Brasil segue na liderança mundial de jogos sob suspeita manipulação. A empresa aponta casos em 109 partidas do futebol brasileiro.
A Comissão Parlamentar de Inquérito será composta por 11 membros titulares e sete suplentes. Abaixo, veja os nomes confirmados até o momento:
Titulares: Angelo Coronel (PSD-BA); Chico Rodrigues (PSB-RR); Ciro Nogueira (PP-PI); Eduardo Girão (Novo-CE); Jorge Kajuru (PSB-GO); Márcio Bittar (União-AC); Romário (PL-RJ); Sérgio Petecão (PSD-AC); Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB); e mais dois a definir.

Suplentes: Carlos Portinho (PL-RJ); Cleitinho (Republicanos-MG); Efraim Filho (União-PB); Giordano (MDB-SP); Otto Alencar (PSD-BA); e mais dois a definir.