Estádio do Beira-Rio ficou alagado, assim como a cidade de Porto AlegreAnselmo Cunha / AFP

Rio - Neste sábado, 11, Grêmio, Juventude e Internacional informaram que enviaram um ofício à CBF para solicitar um adiamento total de até três rodadas do Campeonato Brasileiro. Os clubes pontuaram que a situação no Rio Grande do Sul impossibilita a realização das atividades esportivas e afeta o equilíbrio esportivo.
Os documentos foram assinados por: Alberto Guerra (presidente do Grêmio); Fábio Pizzamiglio (presidente do Juventude); e Alessandro Barcellos (presidente do Internacional).
Ofício dos clubes gaúchos - Divulgação/Grêmio e Internacional
Ofício dos clubes gaúchosDivulgação/Grêmio e Internacional

Ofício dos clubes gaúchos - Divulgação/Grêmio e Internacional
Ofício dos clubes gaúchosDivulgação/Grêmio e Internacional

Cenário

No início da semana, a CBF informou que os jogos de times gaúchos em todos os torneios nacionais estão adiados. A medida vale até o fim do mês de maio.
No entanto, o Ministério do Esporte solicitou a interrupção do temporária das rodadas em função da tragédia. A CBF, então, emitiu um ofício aos clubes que participam do Campeonato Brasileiro para que se posicionem de maneira formal e com urgência a respeito da paralisação da competição.
O último balanço da Defesa Civil aponta que 136 pessoas morreram, 125 estão desaparecidas e 806 estão feridas devido às fortes chuvas, que alagaram o Rio Grande do sul.