Rio - Charles Leclerc fez história. O piloto da Ferrari, de 26 anos, conquistou a sua primeira vitória no GP de Mônaco, neste domingo (26), e se tornou o primeiro monegasco a vencer a corrida em casa. Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Ferrari, completaram o pódio.
Desde 2018 na categoria, Leclerc passou por problemas em Mônaco. O piloto abandonou a corrida em 2018 e 2019, enquanto em 2021 e 2022 sequer largou mesmo após conseguir a pole. Em 2023, ficou apenas em sexto lugar por conta de uma punição gerada por erro de comunicação da Ferrari.
Leclerc largou na pole em Mônaco pela terceira vez na carreira. O monegasco se defendeu do ataque de Oscar Piastri, passou a primeira curva na liderança e venceu de ponta a ponta. Após a bandeira vermelha ainda na primeira volta, o piloto da Ferrari botou pneu duro e resistiu até o fim.
A bandeira vermelha na primeira curva foi gerada após uma colisão entre Sergio Perez, da Red Bull, e Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, da Haas. Esteban Ocon, que teve dano no assoalho após toque com Pierre Gasly, também abandonou. Carlos Sainz, que havia escapado numa curva, se manteve e se recuperou.
Em uma pista com pouco espaço para realizar ultrapassagens, Max Verstappen não conseguiu se recuperar após largar em sexto. O tricampeão ficou preso atrás de George Russell e não chegou nem perto do pódio. Já Lewis Hamilton, em sétimo lugar, fez a volta mais rápida da corrida.
A etapa de Mônaco foi a oitava da Fórmula 1 na temporada. Atual tricampeão, Max Verstappen é o líder com 31 pontos de vantagem para o segundo colocado Charles Leclerc. A Red Bull Racing lidera o mundial de construtores. A próxima etapa será no dia 9 de junho, no Canadá.
Veja a classificação final do GP de Mônaco:
1º - Charles Leclerc (Ferrari) 2º - Oscar Piastri (McLaren) 3º - Carlos Sainz (Ferrari) 4º - Lando Norris (McLaren) 5º - George Russell (Mercedes) 6º - Max Verstappen (RBR) 7º - Lewis Hamilton (Mercedes) 8º - Yuki Tsunoda (RB) 9º - Alex Albon (Williams) 10º - Pierre Gasly (Alpine) 11º - Fernando Alonso (Aston Martin) 12º - Daniel Ricciardo (RB) 13º - Valtteri Bottas (Sauber) 14º - Lance Stroll (Aston Martin) 15º - Logan Sargeant (Williams) 16º - Guanyu Zhou (Sauber) 17º - Esteban Ocon (Alpine) 18º - Nico Hulkenberg (Haas) 19º - Sergio Pérez (RBR) 20º - Kevin Magnussen (Haas)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.