Adrian Newey foi contratado pela Aston MartinDivulgação / Aston Martin

Rio - A Aston Martin venceu a concorrência e acertou a contratação de Adrian Newey para 2025. O projetista multicampeão com carros como a Williams de 1992, McLaren de 1998 e a Red Bull nas dinastias com Vettel e Verstappen, agora trabalhará com o veterano piloto Fernando Alonso a partir de março do ano que vem.
Em maio deste ano, Adrian Newey encerrou a parceria de 18 temporadas com a Red Bull. Desde então, a equipe austríaca ganhou apenas três de 11 corridas, sendo superada por McLaren, Mercedes e Ferrari nas últimas seis etapas. A última vitória aconteceu com Verstappen, em junho, na Espanha.
Após conquistar o mundial de construtores nos últimos dois anos e encerrar a dinastia da Mercedes, a Red Bull entrou em crise neste ano e corre risco de ser superada pela McLaren. A decisão de Newey deixar a equipe austríaca inicialmente foi atribuída à crise inteira, mas foram negadas posteriormente.
Apesar da crise inteira com acusações de conduta imprópria de Christian Horner e disputas de poder entre dois grupos, Adrian Newey atribuiu a saída ao desejo de buscar novos desafios. O engenheiro, de 65 anos, encerrou o vínculo com a Red Bull para evitar cair na "geladeira" e trabalhar a partir de 2025.
Adrian Newey está na Fórmula 1 desde 1980. O engenheiro projetou carros campeões como o FW14B da Williams de Nigel Mansell, de 1992, e o MP4/13 do primeiro título de Mika Hakkinen com a McLaren, em 1998. Ele também projetou os monopostos dos sete títulos da Red Bull, sendo quatro com Sebastian Vettel entre 2010 e 2013, além de três com Max Verstappen entre 2021 e 2023.