Dorival Júnior aposta na seleção brasileira mesmo com o mau momentoMauro Pimentel/AFP

Antes de terminar a coletiva de segunda-feira (9), Dorival Júnior fez uma promessa ousada, mesmo diante do atual mau momento: ele garantiu que o Brasil estará na final da Copa do Mundo de 2026, disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.
"Podem esperar que estaremos na decisão da Copa do Mundo. Podem me cobrar!", afirmou.
A promessa do técnico da seleção brasileira não é apenas para os jornalista. Dorival Júnior repete essa convicção a jogadores e membros da comissão técnica, como revelou o diretor Rodrigo Caetano.
"O (Dorival) Junior, que eu conheço há mais de 20 anos, repete isso no nosso ambiente interno. Justamente por aquilo que ele vê. Por mais que a gente entenda que ainda é início, são dois anos pela frente. É algo que é possível, sim. Temos que ter a calma. Por isso, comungo com ele que, essa Seleção, vai chegar em ótimas condições em 2026", disse Caetano ao SporTV.

Brasil não vai à final da Copa há 22 anos

A convicção de Dorival Júnior, entretanto, contrasta com o momento da seleção brasileira. A última vez em que chegou à final foi em 2002, quando conquistou o pentacampeonato.
Preste a igualar o seu maior jejum sem título da Copa do Mundo - 24 anos -, o Brasil só chegou à semifinal uma vez depois de 2002. Foi em 2014, quando levou o 7 a 1 da Alemanha.
Nas outras quatro edições, foi eliminado nas quartas de final por seleções europeias: França (2006), Holanda (2010), Bélgica (2018) e Croácia (2022).