O troféu do novo Mundial de Clubes de 2025, da Fifa, foi apresentado nesta quinta-feira (14). A peça foi criada pela Tiffany, tradicional empresa de joias de luxo, e será entregue ao primeiro campeão do torneio, que acontecerá de 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos.
Entre os detalhes estão ícones e imagens que retratam a história do futebol, como símbolos de estádios e equipamentos, e um mapa do mundo, assim como os nomes dos 211 países membros da Fifa. Chama a atenção que o troféu mostra a posição aproximada do sistema solar no dia da primeira partida da nova competição, em 13 de junho de 2025,e da fundação da Fifa, em 21 de maio de 1904.
O troféu também apresenta gravuras em 13 idiomas e em Braille, sistema de leitura tátil utilizada por deficientes visuais. Há espaço disponível para gravar a laser os escudos dos clubes campeões de 24 edições do torneio.
Campeões da Libertadores, Flamengo e Fluminense estão classificados, assim como o Palmeiras. Botafogo ou Atlético-MG ficará com a última vaga restante.
Recentemente, a Fifa também definiu as regras do Mundial de Clubes, que terá oito grupos com quatro equipes. Além disso, o número de inscritos será de 35 jogadores por participante.
Até o momento, 31 participantes estão confirmados, incluindo Flamengo e Fluminense, como campeões da Libertadores, assim como o Palmeiras. Além dos três brasileiros, Botafogo ou Atlético-MG ocupará a vaga restante.
- América do Sul: Flamengo, Fluminense e Palmeiras (Brasil), River Plate, Boca Juniors (Argentina).
- Europa: Real Madrid, Atlético de Madrid (Espanha), Chelsea, Manchester City (Inglaterra), RB Salzburg (Áustria), Juventus, Inter de Milão (Itália), Bayern de Munique, Borussia Dortmund (Alemanha), Paris Saint-Germain (França), Benfica, Porto (Portugal).
- Ásia: Al-Hilal (Arábia Saudita), Al Ain (Emirados Árabes), Urawa Reds (Japão), Ulsan Hyundai (Coreia do Sul).
- África: Al-Ahly (Egito), Wydad Casablanca (Marrocos), Mamelodi Sundowns (África do Sul), Espérance Sportive de Tunis (Tunísia).
- América do Norte: Seattle Sounders, Inter Miami (Estados Unidos), Pachuca, León, Monterrey (México).
- Oceania: Auckland City FC (Nova Zelândia).
As sedes nos Estados Unidos
Ao todo, 11 cidades americanas receberão os jogos em 2025. E Orlando será a única com dois estádios à disposição.
- Miami (Estádio Hard Rock) - Seattle (Lumen Field) - Los Angeles (Estádio Rose Bowl) - Orlando (Estádio Camping World e Estádio Inter&Co) - Atlanta (Estádio Mercedes-Benz) - Nashville (GEODIS Park) - Charlotte (Estádio Bank of America) - Cincinnati (Estádio TQL) - Washington DC (Audi Field) - Filadelfia (Lincoln Financial Field) - Nova York/Nova Jersey (Estádio MetLife)