Bellingham, do Real Madrid, em ação contra o ValenciaJosé Jordan / AFP

Espanha - Mesmo com a expulsão de Vini Jr e o pênalti perdido por Bellingham, o Real Madrid venceu o Valencia por 2 a 1 no Estádio de Mestalla, nesta sexta-feira (3), e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol. Hugo Duro abriu o placar para o time da casa no primeiro tempo, mas Modric e Bellingham viraram o jogo para os Merengues.
O segundo tempo, aliás, reservou as principais emoções da partida. Logo no início da etapa complementar, Vini Jr desarmou o adversário e acionou Mbappé, que foi derrubado na área. O árbitro não teve dúvidas e assinalou o pênalti. Bellingham foi para a cobrança, mas mandou na trave.
Pouco depois, foi a vez de Bellingham acionar Mbappé, que fez linda jogada e deixou tudo igual no marcador. No entanto, o VAR traçou as linhas e pegou impedimento do francês.
Já aos 34 minutos, a situação do Real Madrid ficou delicada. O goleiro Dimitrievski provocou Vini Jr, que respondeu com um empurrão em seu rosto. O árbitro revisou o lance no VAR e expulsou o brasileiro.
Vale lembrar que o estádio traz um clima pesado para Vinicius, que foi vítima de racismo no local em maio de 2023. No ano seguinte, a Justiça da Espanha condenou três torcedores do Valencia a oito meses de prisão cada um por proferir insultos racistas ao brasileiro.
Apesar do cenário, o Real Madrid não jogou a toalha e contou com o brilho de Bellingham para construir a virada. O inglês deu a assistência para Modric empatar e pouco depois marcou o gol que selou a vitória merengue.
O Valencia até tentou reagir, mas não conseguiu. No último lance, Rioja acertou um chutaço de fora da área que carimbou a trave da meta defendida por Courtois.

Situação dos times na tabela

Com a vitória no jogo atrasado da 12ª rodada, o Real Madrid chegou aos 43 pontos e assumiu a liderança do Campeonato Espanhol. O Atlético de Madrid, que tem um jogo a menos, soma 41 e aparece logo atrás, em segundo.
Já o Valencia está na zona de rebaixamento. O time tem apenas 12 pontos e ocupa a 19ª posição no campeonato.