Felipe Massa perdeu o título do Mundial de 2008 para Lewis Hamilton, com resultado do GP do Brasil em 2008Divulgação/F1
Começam audiências de processo de Felipe Massa por perda do título de F-1 de 2008
Brasileiro processa FIA e a categoria por omissão em escândalo envolvendo Nelsinho Piquet
A Corte Inglesa iniciou nesta quarta-feira (29) a primeira audiência do caso envolvendo Felipe Massa contra a Formula One Management (FOM), a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), e Bernie Ecclestone. Serão três até sexta (31), em Londres, em processo movido o brasileiro pela perda do título de Fórmula 1 de 2008.
Ao contrário dos primeiros movimentos na Justiça inglesa, Felipe Massa não pede mais o reconhecimento como campeão daquela temporada, vencida por Lewis Hamilton. Segundo o site 'ge', o ex-piloto da categoria pretende manter o resultado e quer reparação financeira, além de declaração de responsabilidade.
Serão três dias de exposições dos advogados das partes perante o juiz Robert Jay, que pode proferir sua decisão já na sexta sobre a continuidade ou encerramento do caso ou, o mais provável, levar mais algumas semanas, até meses, para se pronunciar a respeito.
O processo ocorre no Tribunal Superior de Londres e Massa pede cerca de US$ 85,9 milhões (algo em torno de R$ 461 milhões), mais juros.
O brasileiro entrou na Justiça por causa da batida proposital de Nelsinho Piquet, da Renault, que causou a entrada do carro de segurança na 14ª volta da corrida e favoreceu Fernando Alonso no GP de Singapura.
A colisão fez Massa, então piloto da Ferrari, ir aos boxes para trocar os pneus e terminou com um incidente com a mangueira de combustível que o fez chegar em 13º. Já Hamilton marcou seis pontos naquele GP e venceu o Mundial com um ponto de diferença.
Em entrevista recente, Ecclestone disse ao 'F1 Insider' que ele e o então presidente da FIA, Max Mosley, decidiram não fazer nada após receberem denúncias sobre o escândalo. E que o objetivo era "proteger o esporte e salvá-lo de um escândalo".
Além disso o antigo dirigente ainda afirmou em outro momento que "teríamos que anular a corrida em Singapura nessas circunstâncias. Para fins da classificação do Campeonato Mundial, ela nunca teria acontecido. Então, Massa teria sido campeão, e não Hamilton".
Essa declaração foi o que motivo Felipe Massa a entrar com uma ação.
* Com informações do Estadão

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.