Biro Biro deve deixar hospital hoje

Com problema cardíaco, atacante ficará suspenso de qualquer atividade física durante duas semanas

Por O Dia

Após passar por uma bateria de exames detalhados, o atacante Biro Biro, que desmaiou durante o treino do Botafogo na terça-feira, pode receber alta hoje. Ele está internado em uma clínica na Gávea, na Zona Sul, e deve ficar um bom tempo longe dos gramados.

De acordo com o cardiologista Eduardo Saad, que acompanha de perto o caso do jogador, o próximo passo será fazer um novo estudo eletrofisiológico dentro de 15 dias para investigar a razão da síncope sentida pelo atleta — nome técnico para a perda momentânea de consciência. Nessas duas semanas, o jogador ficará totalmente afastado de qualquer atividade física.

"No exame de sangue, assim que ele chegou no hospital, apareceu que uma enzima no coração estava elevada. Hoje (ontem), estava mais ainda. Não quero manipular o coração dele desse jeito. Tem que esperar baixar para então fazermos este novo estudo eletrofisiológico. Vamos esperar uns 15 dias, ir monitorando, para submetê-lo a esse procedimento. Por enquanto, ele começou medicação específica e vai ficar em observação até amanhã (hoje). Se estiver tudo bem, pode ser liberado do hospital", disse Eduardo Saad, em entrevista ao site Globoesporte.com.

Questionado sobre a possibilidade de Biro Biro não jogar mais, o cardiologista foi cauteloso. "Muito cedo para dizer. De uma maneira geral, se isso vier a ser o caso, de uma arritmia maligna que não pode ser tratada através de uma ablação por cateter, aí sim. Não tenho capacidade nesse momento de dizer isso. A expectativa é que não, que possamos tratá-lo de modo que ele possa voltar à atividade. Alguns desses casos podem ser tratados por ablação, outras situações específicas, não", explicou Saad.

A principal suspeita, ainda assim, é de arritmia cardíaca, problema que o jogador já teve no ano passado, quando atuava pelo Shangai Shanxin, da China, e precisou corrigir com uma ablação.

Jogador tranquiliza torcedores

Pelas redes sociais, Biro Biro tranquilizou os torcedores quanto ao seu estado de saúde. Em publicação no Instagram, o atacante deixou mensagem para todos que torcem pela sua pronta recuperação e prometeu retornar ao futebol ainda mais fortalecido depois do susto de terça-feira.

"Gostaria de agradecer a todos pelas preocupações, pelas mensagens e pelas orações. Graças a Deus, já está tudo bem e estou descansando. E aguardando para voltar mais forte do que nunca. Mais uma vez agradeço a todos de coração", postou o atleta de 24 anos.

Já o meia Marcos Vinícius vai retornar de empréstimo à Chapecoense. O clube catarinense chegou a um acordo com o Glorioso pela devolução do jogador e vai pagar parte dos salários até dezembro.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários