O camisa 4 Honda teve atuação discreta na partida de ontem - Vítor Silva/Botafogo
O camisa 4 Honda teve atuação discreta na partida de ontemVítor Silva/Botafogo
Por O Dia
Rio - Longe de ter uma atuação vistosa, como a dos 6 a 2 sobre a Cabofriense, final de semana passado, no reinício do Campeonato Carioca após três meses de paralisação por causa da Covid-19, o Botafogo jogou o mínimo suficiente e se garantiu nas semifinais da Taça Rio. Na noite desta quarta-feira, no Estádio Luso-Brasileiro, os comandados do técnico Paulo Autuori ficaram no 0 a 0 com a Portuguesa da Ilha do Governador.

O resultado, aliado ao triunfo do Flamengo sobre o Boavista (2 a 0, no Maracanã), serviu para o Glorioso avançar em segundo lugar no Grupo A. O adversário será definido após os jogos desta quinta-feira. Faltando apenas uma rodada para o encerramento do Grupo B, o Fluminense joga pelo empate com o Macaé para ficar na liderança da chave.
Com quatro mudanças entre os titulares (Kanu, Fernando, Guilherme Santos e Caio Alexandre) o Alvinegro se comportou de maneira presa, principalmente no meio-de-campo, isso sem contar com o forte esquema defensivo montado pelos donos da casa. Com Honda, Bruno Nazário e Luis Henrique apagados, o ataque praticamente não chutou a gol. Mesmo assim, em jogadas de bolas aéreas, o time mandou duas na trave (Pedro Raul) e uma no travessão (Fernando).

No segundo tempo, também com chances de classificação, a Portuguesa da Ilha acelerou o jogo, encurtou os espaços e complicou as coisas para o Botafogo. Cansado e nitidamente sem ritmo, o grupo voltou a treinar há pouco mais de uma semana, o Alvinegro sentiu o peso das pernas e, se não fosse Cavalieri, teria dado adeus ao Carioca. No fim, o equatoriano Gabriel Cortêz, em cobrança de falta, quase sacramentou a vitória do Botafogo.