Torcedor do Botafogo foi flagrado fazendo gestos racistas no Estádio Nilton SantosReprodução
Torcedores do Botafogo são denunciados pelo MPRJ por racismo durante jogo no Nilton Santos
Caso aconteceu em agosto, no duelo com o Palmeiras, pela Libertadores
Rio - O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro denunciou dois torcedores do Botafogo pelo crime de racismo. O caso ocorreu em agosto, no Nilton Santos, quando a dupla foi flagrada fazendo gestos racistas em direção à torcida do Palmeiras no duelo entre as equipes.
Os homens, segundo a denúncia, cometeram atos discriminatórios contra os palmeirenses. Um repetiu de forma constante a palavra "macaco", enquanto o outro passou o dedo indicador pelo próprio antebraço, fazendo referência à cor da pele das vítimas, além de ter reproduzido movimentos típicos do animal.
"A repetição dos insultos reforçou uma dinâmica social de subalternidade imposta aos negros. Além de expressar preconceito e discriminação, as ofensas buscaram recriar uma realidade de inferiorização, deslegitimando a presença das vítimas em espaços esportivos abertos ao público", disse o promotor de Justiça Alexandre Themístocles.
Na época, pelo caso, o Botafogo foi multado em 60 mil dólares (cerca de R$ 330,2 mil, na cotação da época) pela Conmebol. No dia seguinte ao episódio de racismo, em 15 de agosto, o clube carioca divulgou um comunicado informando que identificou o torcedor e iria bani-lo do Estádio Nilton Santos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.