Wallace Yan foi expulso em Botafogo e Bragantino, pelo Campeonato BrasileiroFoto: Jorge Rodrigues/ AGIF

Uma semana depois do empate em 1 a 1 entre Botafogo e Red Bull Bragantino, a CBF divulgou, nesta última sexta-feira (18), a revisão do VAR e reconheceu um erro na expulsão de Wallace Yan. O atacante do time paulista recebeu cartão vermelho aos 43 minutos do primeiro tempo, após um choque com Ferraresi.
"Cartão vermelho incorretamente aplicado. O Jogador da equipe visitante está sendo bloqueado pelo adversário e só tenta se desvencilhar usando o braço de maneira ilegal contra o rosto do adversário mas sem uso de força excessiva", analisou a Comissão de Arbitragem.
Leia mais: Regularizado, Ziyech é relacionado e pode estrear pelo Botafogo

Na partida, árbitro e VAR entenderam que o atleta havia cometido uma agressão sem bola. O lance foi revisado pelo juiz após recomendação da cabine de vídeo, e o jovem ex-Flamengo acabou expulso. Ele deixou o gramado aos prantos.
Leia mais: Tite é regularizado, e pode estrear pelo Botafogo no sábado

A decisão teve peso importante no andamento do confronto. Até então, os cariocas eram dominados pelo Bragantino no Nilton Santos, quando sofreram o primeiro gol aos 29 minutos, em lance que terminou com gol contra de Lucas Monzón após cruzamento do próprio Wallace Yan.
Leia mais: Botafogo terá retorno importante na defesa para enfrentar o Mirassol

Com um jogador a mais, o Glorioso voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu buscar o empate. Vitinho marcou aos dez minutos, mas a equipe não aproveitou a vantagem numérica para virar o placar e ficou no 1 a 1.
Leia mais: Textor diz ter voltado a ser dono da SAF do Botafogo após ganhar ação

Na ocasião, o resultado ampliou a sequência sem vitórias do Botafogo no Campeonato Brasileiro e deixou o clube mais próximo da zona de rebaixamento. O time, contudo, reagiu no jogo seguinte e venceu o Grêmio por 3 a 2, também em casa. Atualmente, ocupa a 11ª colocação, com 35 pontos.
*Reportagem do estagiário Bernardo Fonseca, sob supervisão de Rodrigo Souza