Festa dos jogadores do Flamengo no Maracanã após vitória que garantiu liderança do BrasileirãoMarcelo Cortes / Flamengo

O Flamengo somou sete pontos dos nove possíveis nas últimas três rodadas do Brasileirão, desde que perdeu os uruguaios Arrascaeta, Viña, Varela e De la Cruz, e o chileno Pulgar, todos convocados para a Copa América. Líder após vencer o Bahia por 2 a 1 no fim, o Rubro-Negro tem 77,7% de aproveitamento neste curto período, assim como Botafogo, Cruzeiro e Vitória, e só perde para o Palmeiras, com 100%em três jogos.
Com o desempenho, o time de Tite conseguiu manter a liderança que assumiu justamente na última partida com o quinteto em campo, na goleada histórica por 6 a 1 sobre o Vasco. A pontuação com o time misto, aliás, é a mesma que o rival somou em todo o campeonato, e superior à campanha do lanterna Fluminense.

Flamengo busca pontos nos acréscimos

E, nessas três rodadas, ainda teve que se superar por outros motivos, já que perdeu mais jogadores, só que por lesão ou suspensão, e ainda buscou os resultados com gols nos acréscimos contra Athletico-PR (1 a 1) e Bahia (2 a 1).
Desta maneira, o Flamengo tem conseguido se fazer valer do elenco mais caro do futebol brasileiro para evitar um prejuízo gigante na tabela. Ainda assim, o desafio é enorme, já que a Copa América começou apenas na quinta-feira e o Rubro-Negra é um dos clubes que mais cedeu jogadores para a competição, sendo o único do Brasil.
E como o Brasileirão não parou, acaba sendo o mais prejudicado, na visão de Tite: "São 11 jogos que vamos ter esse desiquilibro sem os selecionáveis. Isso vem acarretando atletas expostos, correndo riscos de lesões. Pedimos que tenham um pouco mais de atenção e cuidado com a isonomia".

Os clubes com mais jogadores na Copa América

Base da seleção boliviana, o Bolívar lidera o top-10, com nove jogadores convocados. Na sequência vem o América, do México, e o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, ambos com sete.
O Flamengo está em quinto lugar na lista ao lado do Porto, de Portugal, Libertad, do Paraguai, Universitario, do Peru, e Always Ready, da Bolívia, todos com cinco.
Eles estão atrás ainda de outra equipe costararriquenha, o Herediano, em quarto com seis. E o Real Madrid, com quatro, completa a lista de clubes que mais cederam jogadores para a Copa América de 2024, segundo levantamento do site 'Bolavip'.