Fabrício Bruno é zagueiro titular do FlamengoMarcelo Cortes /CRF

Rio - Ponto forte do Flamengo na temporada, o sistema defensivo vem oscilando nos últimos jogos. O Rubro-Negro sofreu nas últimas cinco partidas quase que metade dos gols que levou em todo o Campeonato Brasileiro de 2024. Com a derrota para o Fortaleza, acabou deixando a liderança.
O Flamengo sofreu 17 gols em 16 jogos na competição, sendo oito nos últimos cinco duelos. O Rubro-Negro levou dois gols do Juventude, um do Cruzeiro, dois do Atlético-MG, um do Cuiabá e dois do Fortaleza. O clube carioca teve o retrospecto de duas vitórias, um empate e duas derrotas.
O período compreendeu a disputa da Copa América em que o Flamengo teve desfalques importantes para o setor como Guillermo Varela e Viña. Erick Pulgar retornou ao time titular do Rubro-Negro durante essa sequência e esteve em campo em algumas partidas.
Apesar da oscilação, o Flamengo continua tendo uma das melhores defesas do Brasileiro. O Rubro-Negro está atrás do Internacional, do Palmeiras, do Botafogo, do Cruzeiro e do Fortaleza, que sofrem menos gols que o clube carioca.