O Flamengoestá a nove pontos do líder Botafogo e tem apenas 2,6% de chance de ser campeão do Brasileirão, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Mas tem na conquista de 2009, que completa 15 anos em dezembro deste ano, uma fonte de inspiração para acreditar que ainda é possível brigar e conquistar o troféu.
Afinal, a distância para o primeiro colocado é exatamente a mesma na 29ª rodada. E o Rubro-Negro tem uma vantagem em 2024, já que tem um jogo a menos que o Botafogo. Se vencer o Internacional no Beira-Rio, em duelo adiado pela 17ª rodada, a diferença cairá para seis pontos.
Outro ponto a favor para os comandados de Filipe Luís é a atual posição na tabela (quarto lugar). Há 15 anos, o time que tinha Adriano e Petkovic ocupava apenas a sexta colocação, com 45 pontos, e mesmo assim conseguiu a arrancada histórica.
Foram sete vitórias, um empate e uma derrota nas nove rodadas restantes do Brasileirão de 2009. Com um aproveitamento de 81,1%, conquistou 22 pontos e atropelou os adversários, que tiveram vários tropeços na reta final.
Se repetir esse retrospecto com 10 jogos restantes, o Flamengo chegará a 75 pontos, número que historicamente costuma ser suficiente para o título.
Mas a campanha atual do Rubro-Negro também tem desvantagens em relação ao hexa. Naquele ano, teve um confronto direto com o então líder, Palmeiras, e venceu por 2 a 0, justamente na 30ª rodada. Desta vez, não haverá jogo contra quem briga pelo título.
Além disso, o líder Botafogo e o vice Palmeiras, em 2024, se mostram mais sólidos para conquistar pontos, ao contrário dos tropeços há 15 anos, que fizeram o campeão ter a menor pontuação nos pontos corridos (67, dois a mais que o vice, Internacional).
Fluminense (no Maracanã) Juventude (no Maracanã) Internacional (fora) Cruzeiro (fora) Atlético-MG (no Maracanã) Cuiabá (fora) Fortaleza (fora) Internacional (no Maracanã) Criciúma (fora) Vitória (no Maracanã)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.