Fernando Diniz foi comandado por Renato Gaúcho no Fluminense, em 2002Hipólito Pereira / Divulgação / Fluminense

O treinador Renato Gaúcho divulgou nota nesta quinta-feira (21) negando que tenha criticado o estilo de jogo do técnico Fernando Diniz, do Fluminense e da seleção brasileira. As declarações do comandante do Grêmio ao podcast 'Joga com a Dez', apresentado pela filha, Carol Portaluppi, repercutiram nos últimos dias, às vésperas do time carioca entrar em campo na decisão do Mundial de Clubes.
Em nota divulgada pela assessoria, Renato afirma respeitar o estilo de Diniz e que apenas emitiu uma opinião baseada na sua visão de futebol, e não uma crítica.

"Está cada dia mais difícil falar de futebol aqui no Brasil. Então, aqui vai um desabafo e um esclarecimento para aqueles "entendidos" de plantão que gostam de um clique. Em nenhum momento eu critiquei o Fernando Diniz. Dei apenas a minha opinião quando fui questionado. Nada além disso. Resgato aqui o que disse no podcast: 'respeito muito o estilo do Diniz, mas não faria igual'. É apenas a minha opinião e o meu jeito de ver futebol. Não é uma crítica ao estilo dele como alguns "lacradores" estão colocando", declarou Renato na nota.
No podcast, que foi ao ar na última terça-feira, Renato disse que o Dinizismo é arriscado: "Cada treinador tem sua cabeça, tem os seus pensamentos, suas ideias. Ele tem um estilo de jogo que é bonito, mas em primeiro lugar você tem de ter os jogadores para fazer isso. É um estilo dele, e isso é uma qualidade dele. É bonito, mas é arriscado". 
"Eu sou totalmente contra o estilo de jogo dele. É uma roleta-russa. Saiu jogando bonito, todo mundo aplaude. Errou, é gol. Esse risco eu não corro, jamais vou correr. Do jeito que o time dele joga, o adversário sempre vai armar uma arapuca para roubar essa bola. Isso tem acontecido bastante e eles têm tomado gol ou sofrido ameaças. Fez e deu certo, é bonito. Errou? Perdeu o jogo", finalizou.
Sob o comando de Fernando Diniz, o Fluminense entra em campo nesta sexta-feira (22), às 15h (de Brasília), na Arábia Saudita, contra o Manchester City, para disputar a taça do Mundial de Clubes.