Cuca, Felipão, Mano Menezes e Jorge Sampaoli estão livres no mercadoDivulgação

Rio - Após decidir pela saída de Fernando Diniz, demitido nesta segunda-feira (24), o Fluminense voltará suas atenções na busca por um novo treinador, que terá a missão de tirar o clube da lanterna e da zona de rebaixamento do Brasileirão. Para isso, o time tricolor tem algumas opções de nomes livres no mercado que podem interessar. O DIA listou alguns desses profissionais.

Cuca

O nome mais ventilado entre os torcedores do Fluminense é o de Cuca. Assim como Fernando Diniz, ele ficou desempregado nesta segunda-feira (24) ao deixar o Athletico-PR. No Furacão, disputou 22 jogos, com 14 vitórias, três empates e cinco derrotas, mas optou pela saída após os resultados ruins nas últimas rodadas do Brasileirão.
Cuca deixou o comando do Athletico-PR - Gustavo Oliveira/Athletico-PR
Cuca deixou o comando do Athletico-PRGustavo Oliveira/Athletico-PR
O treinador coleciona passagem marcante pelo Tricolor em 2009, quando livrou a equipe do rebaixamento mesmo após os matemáticos apontarem 99% de chance de queda.

Jair Ventura

Outro que também ficou livre no mercado recentemente é Jair Ventura. Velho conhecido do futebol carioca, onde iniciou sua carreira como treinador no Botafogo, em 2016, ele saiu do Atlético-GO de maneira surpreendente na última semana. Mesmo fora da zona de rebaixamento, o time goiano optou por buscar um novo técnico.
Jair Ventura não é mais técnico do Atlético-GO - Ingryd Oliveira/Atlético-GO
Jair Ventura não é mais técnico do Atlético-GOIngryd Oliveira/Atlético-GO

Felipão

Se quiser apostar na experiência, o Fluminense pode ter Luiz Felipe Scolari como opção. O técnico pentacampeão do mundo com a seleção brasileira foi demitido pelo Atlético-MG em março, às vésperas da final do Campeonato Mineiro. Desde então, está livre no mercado. No Galo, foram 41 partidas, com 19 vitórias, 10 empates e 12 derrotas
Felipão - Foto: Divulgação/Atético-MG
FelipãoFoto: Divulgação/Atético-MG

Mano Menezes

Quem também pode ser uma opção experiente é Mano Menezes. O técnico está desempregado desde que deixou o Corinthians, no início de fevereiro, após iniciar o Campeonato Paulista com quatro derrotas em cinco jogos e deixar a equipe em penúltimo lugar no estadual.
Mano Menezes está desempregado desde que deixou o Corinthians - Rodrigo Coca / Agência Corinthians
Mano Menezes está desempregado desde que deixou o CorinthiansRodrigo Coca / Agência Corinthians
No futebol carioca, Mano não deixou boas lembranças. O treinador teve uma passagem ruim pelo Flamengo em 2013 e pediu para deixar o clube após 22 jogos alegando que não conseguiu implementar sua ideia de jogo. Foram nove vitórias, seis empates e sete derrotas.

Jorge Sampaoli

Um estrangeiro que pode despertar o interesse do Fluminense é Jorge Sampaoli. Velho conhecido do futebol brasileiro, o argentino já treinou Santos, Atlético-MG e Flamengo, que foi seu último clube. Porém, é conhecido por seu temperamento difícil e não deixou saudades nos times.
Flamengo viveu dias conturbados sob comando de Jorge Sampaoli - Foto: AFP
Flamengo viveu dias conturbados sob comando de Jorge SampaoliFoto: AFP
No Flamengo, Sampaoli ficou com o vice-campeonato da Copa do Brasil no ano passado. O único título do treinador no Brasil foi o Campeonato Mineiro de 2020, com o Galo.

Marcelo Gallardo

O argentino Marcello Gallardo é mais um que está livre no mercado e pode ter seu nome levantado para treinar o Fluminense. Após uma passagem vitoriosa pelo River Plate, ele aceitou uma proposta para se aventurar no comando do Al-Ittihad, da Arábia Saudita, mas durou pouco. Foram 30 jogos, com 14 vitórias, três empates e 13 derrotas. A demissão veio no mês passado.
Marcelo Gallardo fez história no River Plate - Divulgação
Marcelo Gallardo fez história no River PlateDivulgação

Marcão apaga "incêndio" novamente

Após a demissão de Fernando Diniz, Marcão será o responsável por comandar o Fluminense na partida contra o Vitória, na quinta-feira (24), às 19h (de Brasília), no Maracanã. A diretoria tricolor não tem pressa na busca pelo novo treinador e confia no trabalho do auxiliar permanente.