Rio - A crise se alastrou. O Fluminense se afundou na lanterna do Campeonato Brasileiro após a derrota para o Grêmio por 1 a 0, no domingo (30), em Caxias do Sul (RS), pela 13ª rodada, e parece cada vez mais longe de se reencontrar na temporada. O Tricolor completou um mês de jejum e amarga uma sequência de seis derrotas consecutivas.
A última vitória do Fluminense aconteceu no dia 29 de maio, contra o Alianza Lima, do Peru, pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. Desde então, foram sete jogos, um empate e seis derrotas, com nove gols sofridos e apenas dois marcados. A inoperância ofensiva e a falta de brio foi uma marca de um time que não parece encontrar forças para reagir.
O Fluminense amarga uma de suas piores crises no século. Sem conseguir encontrar soluções para sair do fundo do poço, a confiança dos jogadores cai a cada partida e isso tem afetado diretamente o desempenho, principalmente do ataque que completou quatro jogos de jejum. Artilheiro do Brasil nos últimos dois anos, Cano tem apenas cinco gols em 2024 e vive uma seca de 11 jogos (a pior desde que chegou ao país).
Desempenho do Fluminense em junho:
01/06 - Fluminense 1 x 1 Juventude - Maracanã 11/06 - Botafogo 1 x 0 Fluminense - Nilton Santos 15/06 - Fluminense 1 x 2 Atlético-GO - Maracanã 19/06 - Cruzeiro 2 x 0 Fluminense - Mineirão 23/06 - Fluminense 0 x 1 Flamengo - Maracanã 27/06 - Fluminense 0 x 1 Vitória - Maracanã 30/06 - Grêmio 1 x 0 Fluminense - Centenário
Risco de rebaixamento ultrapassa 80%
Na lanterna e sem vencer há dez partidas no Brasileirão, o Fluminense começa a ver os rivais se afastarem na disputa, já que o primeiro fora da zona de rebaixamento tem cinco pontos a mais. Após a derrota para o Grêmio, o Tricolor viu a probabilidade de queda para a segunda divisão aumentar para 83,6%, de acordo com o Departamento de Matemática da UFMG.
A derrota para o Grêmio foi a sexta consecutiva do Fluminense no Brasileirão. É a pior marca do clube na história dos pontos corridos, junto com a campanha de 2003, quando também brigou contra o rebaixamento até o fim. Ao todo, são dez jogos de jejum no campeonato. A última vitória aconteceu há mais de dois meses, no dia 20 de abril, contra o Vasco, por 2 a 1, no Maracanã.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.