Thiago Silva viveu emoção diferente de 2008 em disputa por pênaltis pelo Fluminense na LibertadoresMarcelo Gonçalves / Fluminense

Quis o destino que a volta de Thiago Silva ao Maracanã, pela Libertadores, fosse definida da mesma maneira que em 2008, nos pênaltis. E no mesmo gol e com a primeira cobrança desperdiçada. Só que desta vez o final foi feliz para o zagueiro e para o Fluminense, que 'exorcizam' o último fantasma daquela decisão contra a LDU e garantiram a classificação para as quartas de final, contra o Atlético-MG.
"Passou um filme grande na cabeça, sabe? Porque nós perdemos a final em 2008, naquele mesmo gol, em cobranças de pênaltis... Quando começou a disputa, a minha lembrança voltou toda pra 2008. Falei: 'não posso perder de novo nesse mesmo gol, no mesmo Maracanã, e de deixar o torcedor triste mais uma vez'. A minha oração era só por esse motivo. (Os tricolores) saíram felizes comemorando a nossa classificação", contou Thiago Silva.
O zagueiro, que marcou o primeiro gol no retorno ao Fluminense, realmente teve uma noite para testar o lado mental. Além de reviver a decisão por pênaltis, viu novamente um companheiro perder a primeira cobrança. Se em 2008 isso desestabilizou as seguintes, desta vez não. Inclusive, ele teve a importância de cobrar - e acertar - o segundo pênalti, o que aumentou ainda mais a responsabilidade.
"Acho que nosso mental estava muito forte, porque perder o primeiro pênalti te causa uma apreensão grande no seguinte, que era eu. Vou te te falar, passou muita coisa na minha cabeça... (suspiro) 'não pode ser que eu vou perder o segundo'... Fui bater e graças a Deus o final foi diferente", celebrou.

Fluminense tem terceira disputa por pênaltis na Libertadores

A vitória por 4 a 2 sobre o Grêmio foi a primeira do Tricolor em disputas de pênaltis pela competição sul-americana. Além da derrota na final de 2008, foi eliminado pelo Olimpia na fase preliminar, em 2022.
Por isso, a classificação ganha um peso ainda maior para este elenco, que desde o ano passado vem eliminando fantasmas do Fluminense e da torcida. Primeiro foi a conquista da própria Libertadores, em nova final no Maracanã. Depois, já em 2024, o título da Recopa sobre a LDU, novamente diante dos tricolores.

Thiago Silva se inspira em título da Liga dos Campeões

E agora os pênaltis para encerrar de vez todos os traumas daquela final. Ainda assim, Thiago Silva tem contas a acertar com a Libertadores. Afinal, em 2023, assistiu ao título pela TV e agora quer levantar o troféu, tendo como inspiração sua histórica na Liga dos Campeões.
"Futebol é assim, muitas vezes ele te dá uma segunda oportunidade, assim como deu pro pessoal aqui na Recopa e como nos deu também (contra o Grêmio). Espero que eu possa ter mais uma vez a oportunidade de jogar um final de Libertadores. Eu joguei duas de Champions League, perdi uma (com o PSG) e ganhei outra (pelo Chelsea). Joguei uma Libertadores e perdi... Vamos sonhar grande, não custa nada", afirmou o zagueiro.