Jones é considerado um dos maiores lutadores da história do MMA(Foto: Divulgação/UFC)

Duas mudanças de impacto nas regras do MMA foram aprovadas ao longo da terça-feira (23) nos Estados Unidos, pela Associação de Comissões de Boxe: a cotovelada de cima para baixo (vertical) e golpes na região da cabeça com o lutador caído no chão. Os dois golpes eram proibidos na modalidade.

A cotovelada de cima para baixo sempre gerou polêmica entre os fãs, especialistas e lutadores. Na única derrota que tem no MMA, Jon Jones, em 2009, aplicou uma série de golpes dessa natureza em Matt Hamill e acabou sendo desclassificado.

Após o anúncio da mudança de regra, "Bones" usou as redes sociais para solicitar que o revés fosse retirado do seu cartel e ainda aproveitou para marcar Dana White, presidente do UFC: "Invicto então, invicto agora.. Dana White temos que tirar essa derrota dos livros de história", escreveu Jon Jones em sua conta no Instagram.

A outra mudança também já gerou muita polêmica recente, em especial no UFC. Atualmente, um lutador para não receber golpes na cabeça no chão precisa ter pelo menos a palma da mão no chão, agora o atleta vai precisar de uma outra parte do corpo - além também da sola dos pés - em contato com o solo.

As atualizações das regras só passam a entrar em vigor a partir do dia 1 de novembro de 2024. No entanto, cada comissão atlética dos Estados Unidos vai precisar adotar as medidas. No Brasil, a responsável por regular os eventos do UFC é a CABMMA.