VascoDivulgação/Vasco

Rio - Apesar das expectativas pelo investimento da SAF e pelo retorno à elite do futebol brasileiro, o ano de 2023 do Vasco foi muito abaixado do esperado. O Cruz-Maltino foi eliminado da Copa do Brasil ainda na segunda fase, dentro de casa, e correu risco de ser novamente rebaixado para a Série B. No entanto, a perspectiva é de que 2024 seja diferente tanto para o time quanto para o torcedor.
No início de 2023, o Vasco ainda montava o elenco para a temporada, e muitas mudanças precisaram ocorrer. Na primeira rodada do Brasileirão, na vitória contra o Atlético-MG por 2 a 1, o Cruz-Maltino foi a campo com: Léo Jardim; Puma, Robson, Léo e Lucas Piton; Rodrigo, Jair e Andrey; Gabriel Pec, Alex Teixeira e Pedro Raul. Já Figueiredo, Matías Galarza, Marlon Gomes, Paulo Victor e Cauan Barros entraram no decorrer do jogo.
Dentre os citados, Robson e Alex Teixeira não se firmaram e deixaram o clube na virada do ano. Paulo Victor estava emprestado pelo Internacional, mas acabou cedido mais tarde ao Ceará durante a temporada. Pedro Raul não conseguiu engrenar e foi vendido para o Toluca, do México. Andrey ficou por pouco tempo, já que estava emprestado, mas também ficou devendo. Rodrigo e Galarza foram emprestados.
Apenas Léo Jardim, Lucas Piton e Gabriel Pec foram jogadores considerados titulares do início ao fim do ano. Léo, Jair e Marlon Gomes permaneceram no Vasco e também foram importantes para o time.
 
Na segunda janela, o Vasco trouxe reforços que foram essenciais para a recuperação do time no Campeonato Brasileiro. Foram os casos de Medel, Maicon, Paulinho, Praxedes, Payet e Vegetti. Também vale destaque para Serginho, que marcou decisivos gols com a camisa do Gigante da Colina - o primeiro na vitória sobre o Atlético-MG por 1 a 0 e o segundo na vitória sobre o Red Bull Bragantino por 2 a 1, jogo este que selou a permanência do time na Série A.
Outro ponto importante é a consolidação do trabalho de Ramón Díaz. Foi sob o comando do técnico argentino que o Vasco cresceu de produção e conseguiu a arrancada no Campeonato Brasileiro para se manter na Série A. Ele, aliás, não teve um impacto somente no coletivo do time. No aspecto individual, jogadores como Paulo Henrique e Zé Gabriel, que antes estavam encostados, se tornaram fundamentais para o time.
Cabe mencionar que todos os atletas que foram importantes para a arrancada do Vasco, que teve a sétima melhor campanha do returno, permanecerão para a temporada 2024. Com a base definida e o trabalho do treinador consolidado, o Cruz-Maltino está no mercado para qualificar ainda mais o elenco. Recentemente, por exemplo, o Vasco anunciou a contratação do ex-zagueiro do Benfica João Victor, que também despertava interesse de outros clubes.
"A gente não fala de números, mas vamos competir no mercado contra os grandes times por bons jogadores que sejam do tamanho do Vasco e que consigam jogar aqui, porque não é para qualquer um. Não posso prometer nada. Só que os jogadores que chegarão serão do tamanho do Vasco, queremos brigar na parte de cima da tabela a partir do ano que vem", disse o CEO Lúcio Barbosa, em entrevista coletiva no dia 7 de dezembro de 2023.