Poço das Lajes, em GuapimirimDivulgação

Guapimirim – A Prefeitura de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, realiza o projeto Verão 2023 em pontos turísticos nesta sexta-feira (10/2). O objetivo é fiscalizar e conscientizar turistas e banhistas sobre a legislação municipal, preservação ambiental e orientar sobre possíveis trombas d’água em cachoeiras.
No último dia 19 de janeiro, por exemplo, dois adolescentes precisaram ser resgatados por agentes da Defesa Civil de Guapimirim, por conta de uma tromba d’água que se formou no rio Soberbo.
Na operação Verão 2023, visitantes são orientados sobre descarte apropriado do lixo em áreas ambientais, não acender fogueira e sobre mudanças climáticas que possam colocar em risco os banhistas em rios e cachoeiras.
Servidores da Prefeitura de Guapimirim estão em pontos fixos, tais como os bairros Garrafão e Barreirinha, além do Poço das Lajes e do Monumento Natural Municipal da Concórdia (Mona Concórdia).
O Garrafão faz parte da área que abrange o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso).
A ação envolve três secretárias municipais: Ambiente e Sustentabilidade; Segurança, Ordem Pública e Defesa Civil; e Turismo.