Toque rústico e moderno para decorar a casa

Concreto aparente e cimento queimado são tendência

Por Marina Cardoso

Cimento queimado e concreto aparente ganham destaque na decoração de casa -

Decorar a casa com concreto aparente ou cimento queimado pode ser um assunto polêmico, mas não há como negar que virou tendência. Cada vez mais os materiais estão sendo requisitados em projetos diferenciados para o lar. Além do visual, o baixo custo dos revestimentos atrai moradores que pretendem economizar e garantir um toque moderno à casa. Há ainda outros benefícios, como resistência, capacidade de suportar peso, e simples manutenção.

Os estilos podem ser usados em diversos tipos de ambientes, e resultam em decorações rústicas, com ar contemporâneo. Mas, na hora de colocá-los em prática, é necessário atentar para alguns detalhes.

Como os estilos são puxados para o cinza, é preciso compensar com móveis e itens de cores abertas para balancear o ambiente. "Para isso, é bom decorar o cômodo com texturas como madeira, pedras de mármore e também tecidos. O colorido pode harmonizar a decoração", explica o arquiteto Bruno Moraes.

Mas nada de escolher tecidos escuros, pois dessa forma pode-se causar um efeito estético de encolhimento do ambiente. Opte por cores mais chamativas nos objetos de decoração.

Segundo o arquiteto Pietro Terlizzi, o concreto aparente pode ser usado em inúmeros cômodos. "O morador pode aplicar na área externa, na sala, quartos e até mesmo no banheiro", afirma.

FAÇA VOCÊ MESMO

Para decorar com concreto aparente, se houver uma laje ou pilar em concreto, basta lixar para tirar a pintura e a massa corrida até chegar no concreto bruto.

"Aconselho utilizar alguma máquina para lixar e depois aplicar uma seladora sobre o concreto para proteção. No mercado, temos seladoras incolores e fosca. Geralmente elas são as mais usadas, pois reproduzem de forma mais fiel a cor natural do concreto", explica Moraes.

Para quem quer investir nesse estilo, mas não tem uma parede na laje ou pilar em concreto, há marcas no mercado que oferecem texturas com o mesmo efeito. Primeiro deve-se preparar a parede com pintura branca. Após a secagem, a textura conhecida como Mamorato, que simula efeito de mármore, deve ser aplicada sobre a parede. Depois, é esperar a secagem. O processo leva 24 horas. No dia seguinte, o morador deve passar uma lixa fina de parede para remover as irregularidades e, por último, aplicar a cera de carnaúba com ajuda de uma esponja, em movimentos circulares.

Já o cimento queimado é aplicado com texturas que simulam esse efeito. Para cuidar da manutenção do revestimento, o morador deve usar pano pouco úmido na limpeza. Caso não seja aplicada a resina, apenas um pano seco dá conta do serviço. O processo de aplicação é semelhante ao da textura marmorizada.

Galeria de Fotos

Cimento queimado e concreto aparente ganham destaque na decoração de casa Divulgação
Concreto aparente foi usado para criar uma atmosfera moderna e descolada Divulgação
Especialistas investiram no concreto aparente para criar uma atmosfera moderna e descolada Divulgação

Comentários

Últimas de Imóveis e Casa