Parque Nacional do ItatiaiaWigold Bertoldo Schäffer/Divulgação ICMBio

Cerca de 10 funcionários da BR Parques, concessionária que administra o Parque Nacional do Itatiaia, entraram em greve nesta terça-feira (15) por conta do atraso no pagamento dos salários deste mês. A previsão era que recebessem até o dia 7 de fevereiro, ou seja, até o quinto dia útil.

Segundo um funcionário que não quis se identificar, a situação é recorrente. "Não é a primeira vez que temos atrasos no pagamento. Já aconteceu ano passado. Ficaram cinco meses pagando direito e agora atrasaram novamente sem nos dar nenhuma satisfação", diz, completando ainda que alguns funcionários não receberam as férias em 2021.

Além da bilheteria, entre os paralisados estão vigias, recepcionistas e serviços gerais. Com a falta deles, a reserva está operando somente com funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Brigada de Incêndio, que não são permitidos cobrar pela entrada, portanto, a visita está acontecendo de forma gratuita.
Em nota, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que o Parque Nacional do Itatiaia segue aberto à visitação, com entrada gratuita na portaria do setor da Parte Baixa da unidade, sob o monitoramento dos Agentes Temporários Ambientais (ATAs). Dois funcionários da concessionária permanecem na recepção e no centro de visitantes do parque. A portaria do setor da Parte Alta do parque nacional está funcionando normalmente, bem como a compra de ingressos pelo site.