Idosos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas estão no grupo prioritário e Dia D será em 30 de abril.Reprodução.

Magé - Para reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente da gripe, o Ministério da Saúde realiza anualmente realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza, causador da doença. A primeira etapa da campanha teve início na primeira semana de abril e a Secretaria de Saúde de Magé anunciou um calendário para a vacinação do grupo prioritário na cidade.

O calendário iniciou com o grupo de atendimento para idosos com 80 anos ou mais e trabalhadores da saúde das emergências municipais. Na semana passada foi a vez dos idosos acimas de 70 anos, gestantes e puérperas. E a partir desta segunda-feira (18), até o dia 29 de abril, é a vez dos os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde em geral. O Dia D da primeira fase da campanha será em 30 de abril, para todos os grupos citados e para as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
Com a meta de imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, este ano a vacinação será realizada em todas as Unidades de Saúde da Família (USF’s), de segunda a sexta-feira de 8h às 17h; no Centro de Imunização de segunda a sexta-feira de 7h às 17h; Nas Tendas de Mauá e Fragoso, de segunda a domingo, de 7h às 19h; e na Super Tenda de Piabetá, com vacinação 24 horas.
A segunda etapa da campanha está agendada para começar em 3 de maio, com crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.