PAT - Divulgação
PATDivulgação
Por O Dia
Maricá - O Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT) atenderá aqueles trabalhadores informais e autônomos prejudicados pela pandemia. O programa deverá durar três meses, com possibilidade de extensão por mais três. Está previsto o pagamento de um salário mínimo (R$ 1.045), convertido em Mumbucas, a moeda local da cidade. São estimados 6 mil trabalhadores afetados. Aqueles que se enquadrarem nessa qualificação, terão que comprovar a atividade que exercem por meio do site da Prefeitura.

 “Recomendamos que o valor seja gasto no pequeno comércio local, justamente para manter a economia da cidade aquecida e os empregos”, diz o secretário de Desenvolvimento, Comércio, Indústria e Portos, Igor Sardinha.
As inscrições iniciam nesta quarta-feita e devem durar 15 dias ou até atingir o teto de 10 mil profissionais inscritos. Os critérios para inscrição são: ser morador de Maricá, ter renda familiar de até cinco salários mínimos e ter praticado este ano atividade como autônomo, profissional liberal ou informal dentro do município. O cadastro deverá ser feito pela internet, em uma área reservada para este fim no site da Prefeitura.

Os pagamentos ocorrerão sempre até o dia 10 de cada mês. O benefício será realizado em moeda social para estimular a economia local e manter o maior número de empregos na cidade. As contas no Banco Mumbuca serão abertas on line a partir da inscrição e seleção dos beneficiários aprovados. 

Categorias

Trabalhadores autônomos: prestadores de serviços de profissões não regulamentadas como encanador, digitador, pintor, faxineiro, pedreiro, cabeleireiro, manicure, diarista, motorista de aplicativos, vendedor ambulante, garçom, produtor de eventos, cozinheiro, entregador motorizado, artesão, feirante, serralheiro, marceneiro e vidraceiro.

Trabalhadores informais: venda de mercadorias nas ruas, trabalhos manuais realizados em casa, consertos caseiros, transporte de mercadorias em pequena escala, mudanças, aulas particulares, entre outros.