O vereador Fabiano Novaes com a mãe Célia Regina Novaes, a sétima vítima da covid-19 em Maricá - Divulgação
O vereador Fabiano Novaes com a mãe Célia Regina Novaes, a sétima vítima da covid-19 em MaricáDivulgação
Por O Dia

A cidade de Maricá registrou mais duas mortes suspeitas de covid-19. Ontem, a vítima foi Célia Regina Novaes, de 64 anos, mãe do vereador Fabiano Novaes. Já no sábado, foi confirmada a primeira morte de um profissional de saúde no município, a enfermeira Denise Gomes, de 42 anos. Segundo boletim da Secretaria municipal de Saúde, divulgado na noite de ontem, a cidade tem 54 casos confirmados da doença e sete mortes.  

Célia Regina Novaes, que tinha hipertensão e altas taxas de glicose no sangue, estava em casa, de quarentena, desde que começou a sentir sintomas compatíveis com covid-19. Na manhã de ontem, ele teve piora no quadro de saúde e foi levada às pressas para o Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói. Célia Novaes precisou ser entubada, mas não resistiu. O teste para covid-19 foi feito e ficará pronto em quatro dias. 

A Câmara Municipal de Maricá publicou nota de pesar nas redes sociais: "A Câmara Municipal de Maricá lamenta profundamente o falecimento da senhora Célia Regina Novaes Rocha, mãe do vereador Fabiano Novaes. Nossos mais sinceros sentimentos à família".

Na UPA de Inoã

No sábado, a Prefeitura de Maricá confirmou a morte da enfermeira Denise Gomes, de 42 anos. Ela atuava na UPA de Inoã, na linha de frente do combate ao coronavírus na cidade. Segundo a prefeitura, ela teria contraído a doença na unidade de saúde. Denise estava internada em um hospital de Niterói. 

A prefeitura lamentou a morte da enfermeira: " A prefeitura deseja que a família encontre conforto na perda irreparável por saber que ela representa o símbolo maior do esforço pelo bem comum que a Saúde encarna. Para a Prefeitura, a luta vai continuar. Por Denise e por todos os outros", diz trecho da nota.

Segundo a prefeitura, há uma estimativa de que 20 profissionais de saúde de Maricá tenham sido infectados pelo coronavírus. Dois deles permanecem internados. 

Prefeitura prorroga quarentena e obriga o uso de máscaras
Uso de máscaras será obrigatório a partir da próxima segunda
Uso de máscaras será obrigatório a partir da próxima segundaAnselmo Mourão/Divulgação
Publicidade
A Prefeitura de Maricá publicou ontem, no Jornal Oficial do Município (JOM), decreto que estende as medidas de isolamento social na cidade até o dia 5 de maio. Com a prorrogação da quarentena, está autorizado o funcionamento apenas dos comércios considerados essenciais, como farmácias, mercados, supermercados, postos de combustíveis, padarias, lojas de ração, clínicas veterinárias, hortifruti e distribuidoras de gás em botijão e de água. Os demais estabelecimentos só podem funcionar por serviços de entrega. 
Em outro decreto, a prefeitura estabelece o uso obrigatório de máscaras de proteção para circulação em ambientes públicos da cidade. A medida entrará em vigor a partir do dia 4 de maio. Segundo a prefeitura, os itens de proteção foram encomendados às cooperativas de costureiras locais e serão distribuídos à população nos ônibus tarifa zero ('vermelhinhos') e nas unidades de saúde. 
Publicidade
De acordo com o órgão, a contratação das cooperativas de costureiras do município é uma ação que tem o objetivo de movimentar a economia da cidade, neste período da pandemia, por meio de apoio aos microempreendedores.
Você pode gostar
Comentários