O uso de máscaras pela população continua obrigatório na cidade
 - Divulgação
O uso de máscaras pela população continua obrigatório na cidade Divulgação
Por Bernardo Costa

Profissionais de tecnologia da informação estão realizando os últimos testes no site da Prefeitura de Maricá para ativar o link de inscrições no Programa de Amparo ao Emprego (PAE), que tem o objetivo de proteger mais de 15 mil postos de trabalho na cidade. Por meio dele, será concedido um salário mínimo (R$ 1.045), por três meses, para até 49 funcionários de micro e pequenas empresas do município. Os repasses serão feitos aos empresários como um subsídio para o pagamento da folha salarial. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos, Igor Sardinha, o cadastramento terá início na próxima semana. 

"Vamos exigir das empresas a folha de pagamento anterior a existência da lei. Durante os três meses das parcelas, elas não poderão reduzir salários ou demitir funcionários. Mas, após o período, elas ficam livres para renegociar contratos", explica o secretário, acrescentando que as empresas que aderirem ao PAE não poderão ter corte de pessoal em até três meses após o repasse da última parcela. 

Sobre o início dos pagamentos, ainda não há previsão. "Isso vai depender do acesso ao sistema e entrega de documentos pelas empresas, e da velocidade da nossa capacidade de análise de todas as inscrições. Mas estamos trabalhando e reforçando equipes para que tudo aconteça o mais rápido possível", afirma Igor Sardinha. 

O secretário reforça que o subsídio contempla exclusivamente as folhas de pagamento de funcionários com carteira assinada, incluindo microempreendedores individuais (MEIs) que tenham, pelo menos, um trabalhador contratado.  

Perfil dos beneficiários

Segundo a prefeitura, há 1.448 micro e pequenas empresas em Maricá e 7.195 MEIs ativos com inscrição no município. A classificação tem relação com o número de funcionários.

No setor industrial, o órgão esclarece que é considerada microempresa uma organização com até 19 funcionários. As que têm entre 20 e 99 empregados são consideradas pequenas empresas.

Já no setor de comércio e serviços, as microempresas podem ter até nove empregados e as pequenas empresas precisam ter de 10 a 49 funcionários. 

 

Barreiras serão mantidas neste fim de semana
Bloqueio: 20.103 veículos foram abordados, 818 tiveram que retornar
Bloqueio: 20.103 veículos foram abordados, 818 tiveram que retornar Divulgação/Evelen Gouvêa
Publicidade
As barreiras sanitárias instaladas em seis pontos de Maricá bloquearam, no último fim de semana, a passagem de 818 veículos, cujos ocupantes foram orientados a retornar para suas casas. No total, entre sexta e domingo, 20.103 automóveis foram abordados e 1.116 declarações de residência em Maricá foram assinadas por motoristas. Os dados foram divulgados pela prefeitura, que irá implantar as barreiras novamente no próximo fim de semana. 
Os bloqueios estão acontecendo nos acessos a Itaipuaçu — na Serrinha, em Vivendas (na altura do bairro Cala Boca), e na rotatória de Inoã —, e a Ponta Negra e Barra de Maricá, regiões litorâneas da cidade. Além dessas barreiras, há o bloqueio diário na RJ-114, que liga Maricá ao município de Itaboraí. 
Publicidade
Para o secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Júlio Veras, o balanço do primeiro fim de semana foi positivo: "O alto volume de passagens impedidas mostra que adotamos a medida certa".
Reforço de agentes
Publicidade
Neste fim de semana, a zona litorânea de Maricá terá o reforço de agentes da Guarda Municipal e de policiais militares, por meio do programa Proeis, para ações de conscientização da população na orla: "Já temos equipes atuando diariamente, com viaturas, em postos fixos e em quadriciclos. Com mais agentes, vamos intensificar as orientações para que a população evite as aglomerações", explica Celso Netto, secretário de Proteção e Defesa Civil.
 
Você pode gostar
Comentários