Saúde de Ponta a Ponta volta a atender em Maricá - Anselmo Mourão/Divulgação
Saúde de Ponta a Ponta volta a atender em MaricáAnselmo Mourão/Divulgação
Por O Dia

O projeto Saúde de Ponta a Ponta, que mensalmente visita os bairros para a realização de exames previamente agendados pela Central de Regulação, foi retomado em Maricá. Na última semana, o caminhão que funciona como consultório móvel estacionou por cinco dias consecutivos na Avenida Roberto Silveira, próximo à Rodoviária do Povo, no Centro. Segundo a prefeitura, a próxima edição, ainda sem data definida, será na segunda quinzena de julho.   

Na semana passada, cerca de 200 exames, como densitometria, mamografia, eletrocardiograma e ecodoppler, foram realizados diariamente entre os dias 15 e 19. Moradora de Itaipuaçu Jussara Campos Villar, de 81 anos, faz acompanhamento no Posto de Saúde da Rua 34, de onde foi encaminhada para o exame no consultório móvel.

"O médico me mandou fazer um ecodoppler venoso porque eu estou com as veias da perna esquerda doendo muito. Demorou um pouquinho, mas o atendimento foi ótimo. Nem sei quanto deve custar esse exame. Mas, no projeto, foi de graça, e já saí com o resultado em mãos. Isso é ótimo porque já posso marcar o médico logo", disse a idosa ao deixar a consulta.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde, que coordenada o projeto, os resultados dos exames saem na hora, a não ser que seja necessária a expedição de laudo médico. De acordo com a pasta, os exames realizados na última semana no caminhão fizeram com que a demanda no município fosse zerada em várias especialidades.

MUNICÍPIOS VIZINHOS

Segundo a coordenadora da Central Municipal de Regulação, Tereza Abraão, todo mês, pacientes de outros municípios são encaminhados para realizar alguns exames nos ambulatórios da cidade, podendo ser atendidos no caminhão do Saúde de Ponta a Ponta. Foi o que aconteceu com Alcidir da Silva, de 64 anos, morador da cidade de Silva Jardim. Ele passou por um ecodoppler no consultório móvel, na última semana. 

"Nós viemos de Nossa Senhora da Lapa, em Silva Jardim, trazer meu cunhado porque lá não tem como fazer esse exame. Eles entraram em contato com a Secretaria de Saúde daqui (Maricá) e marcaram o exame para o dia seguinte. Lá, está muito difícil para fazer esse tipo de exame, que leva em torno de um ano. Já saímos daqui hoje levando o resultado. Agora vamos marcar o medico", disse Marília, parente de Alcidir, ao sair da consulta na última quarta-feira.

De acordo com Tereza Abraão, a maior demanda de pacientes de cidades vizinhas vem dos municípios de Rio Bonito, Niterói, Tanguá e Itaboraí. "Os casos mais comuns são para a realização de exames de urologia, estudo urodinâmico e endoscopia nasal", detalha a coordenadora da Central Municipal de Regulação. 

CUIDADOS COM A COVID-19  

A Secretaria municipal de Saúde de Maricá acrescenta que todos as medidas de segurança para evitar a contaminação por covid-19 estão sendo tomadas nos atendimentos no caminhão do Saúde de Ponta a Ponta. O atendimento está sendo feito com uso de máscaras e de álcool gel por profissionais e pacientes, que aguardam o atendimento do lado de fora do veículo, respeitando distância segura entre as pessoas. 

Você pode gostar
Comentários