Balizamento noturno inclui teste do sistema de sinalização para guiar pousos e decolagens durante a noite  - Divulgação
Balizamento noturno inclui teste do sistema de sinalização para guiar pousos e decolagens durante a noite Divulgação
Por O Dia

A Prefeitura de Maricá completa hoje uma etapa no processo de modernização e transformação do aeroporto de aeródromo em um terminal de aviação civil. Às 18h, será iniciada a operação do sistema de balizamento, permitindo que o aeroporto possa funcionar com pousos e decolagens noturnas. A operação noturna funcionará 24 horas por dia. Porém, após às 22h, os voos serão autorizados somente a partir de agendamento prévio. O aeroporto fica na Rua Jovino Duarte, s/nº, em Araçatiba. 

Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), José Orlando Dias, a possibilidade de operação noturna representa uma importante oportunidade de negócios para toda a Região dos Lagos e o Leste Fluminense.

"É mais um passo dado no sentido de colocar o aeroporto dentro do cenário nacional. O balizamento nos proporciona a vinda de uma série de atividades para dentro do aeroporto, que serão importantes para o desenvolvimento da economia do município de Maricá", avalia.

O balizamento noturno é um sistema composto por luzes específicas que servem para direcionar os pilotos nas operações de voos no período da noite. Com o novo sistema, o horário de funcionamento do aeroporto, das 6h às 18h, será ampliado, inicialmente, para 22h e, posteriormente, será de 24h.

ATIVIDADES OFFSHORE

Segundo a prefeitura, uma das funções do aeroporto será o apoio às atividades offshore dos principais campos em operação do pré-sal da Bacia de Santos. 

"Essa nova etapa das obras é importante para todo aeroporto de ponta e serve para facilitar decolagens de aeronaves-ambulâncias que atendem as atividades offshore", diz o consultor aeronáutico da Codemar, Valdir Lemos Padilha, acrescentando que o aeroporto recebe, hoje, a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Você pode gostar
Comentários