Reforma em edifício histórico foi acompanhada pelo Inepac - Divulgação/Katito Carvalho
Reforma em edifício histórico foi acompanhada pelo InepacDivulgação/Katito Carvalho
Por O Dia

A Prefeitura de Maricá entrega hoje, às 10h, a Casa de Cultura da cidade totalmente restaurada. Localizada na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, a reforma do prédio histórico durou cerca de cinco anos. Tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), a construção colonial tem 180 anos e já foi cadeia pública, sede da prefeitura e da Câmara Municipal.

O processo de restauração, acompanhado pelo Inepac, foi feito a partir de estudo do restaurador Alexandre Shiachticas, que acompanhou cada passo do trabalho e buscou a substituição de elementos do prédio por materiais originais na construção. 

O telhado foi todo refeito com telhas de barro moldadas na coxa que vieram da Bahia, presas com grampos. O elevador interno, que servirá a visitantes cadeirantes ou com problemas de mobilidade, é uma novidade da reforma. 

A decapagem (retirada dos pisos não originais) revelou que as vigas originais de madeira estavam comprometidas e necessitariam ser substituídas. A solução foi comprar barrotes de 20cm por 20cm de maçaranduba, uma madeira dura e resistente, para a substituição das peças antigas uma a uma.

O mesmo foi feito com o piso, que recebeu novas tábuas também de maçaranduba, e partes do forro, recomposto com o mesmo material. Em outras áreas da casa, o madeirame original foi substituído por pranchas de cedro rosa. As madeiras, nobres, são todas certificadas.

VESTÍGIOS DO PASSADO

Algumas peças que relembram o passado da construção foram preservadas e ficarão expostas aos visitantes. É o caso cela principal, com a parede decapada em pedra original exposta e o vaso sanitário improvisado para os presos. Tais locais serão protegidos com vidro.

Você pode gostar
Comentários