Agosto Dourado - Foto: Clarildo Menezes
Agosto DouradoFoto: Clarildo Menezes
Por O Dia
Maricá - Ponto central da campanha Agosto Dourado, em prol do aleitamento materno, o Hospital Municipal Conde Modesto Leal tem várias atividades relacionadas ao tema. É o caso do serviço de fonoaudiologia, no Alojamento Conjunto do HMCML, que tem como objetivos favorecer o binômio mãe-bebê; estimular o aleitamento materno à livre demanda; dar orientação à puérpera quanto à importância do Aleitamento Materno Exclusivo até sexto mês e orienta-la quanto ao cuidado com as mamas, prevenindo fissuras mamilares, mastites e ingurgitamento.

O serviço também identifica duplas mães/bebês com necessidade de apoio para o início da amamentação (pega correta e postura); avalia o recém-nascido em relação às funções motoras orais e reflexos de sucção x deglutição x respiração. O serviço desaconselha o uso de chupetas e mamadeiras bem como o uso de leites artificiais.

A fonoaudiologia trabalha com procedimentos: estimular o contato físico da mãe com o bebê o maior tempo possível; fazer com que a puérpera ofereça o seio aos bebês sem horários estabelecidos, enfatizar as propriedades benéficas do leite materno e a importância deste para o desenvolvimento das funções estomatognáticas do bebê. Favorecer a ‘pega’ correta posicionando o recém-nascido de forma correta ao seio da mãe e esvaziar as mamas da puérpera em casos de ingurgitamento mamário também são ações.

“É importante destacar a realização do Teste da Linguinha, que faz parte da triagem neonatal e que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar”, enfatiza a fonoaudióloga do Conde, Adriana Tinoco.

Segundo o Guia de Alimentação Saudável para crianças menores de 2 anos de idade do Ministério da Saúde, para que o aleitamento materno exclusivo seja bem sucedido é importante que a mãe esteja motivada e, além disso, que o profissional de saúde saiba orientá-la e apresentar propostas para resolver os problemas mais comuns enfrentados por ela durante a amamentação. É importante que a mãe saiba que:

- O leite materno contém a quantidade de água suficiente para as necessidades do bebê, mesmo em climas muito quentes.

- A oferta de água, chás ou qualquer outro alimento sólido ou líquido, aumenta a chance do bebê adoecer, além de substituir o volume de leite materno a ser ingerido, que é mais nutritivo.

- O tempo para esvaziamento da mama depende de cada bebê; há aquele que consegue fazê-lo em poucos minutos e aquele que o faz em trinta minutos ou mais.

- Ao amamentar: a) a mãe deve escolher uma posição confortável, podendo apoiar as costas em uma cadeira confortável, rede ou sofá e o bebê deve estar com o corpo bem próximo ao da mãe, todo voltado para ela. O uso de almofadas ou travesseiros pode ser útil; b) ela não deve sentir dor, se isso estiver ocorrendo, significa que a pega está errada

- Importante que a mãe se alimente bem.

A sala de coleta de leite materno e apoio à amamentação que funciona como apoio ao banco de leite materno do Hospital Universitário Antônio Pedro, de Niterói fica localizada dentro do Posto Central (R. Clímaco Pereira, 375, no Centro de Maricá). É aberta de segunda a sexta, de 8h às 17h, sob a responsabilidade da enfermeira Karina. O telefone de contato da sala para agendamento e dúvidas é 2637-3395. Em média, são realizados entre 80 a 130 atendimentos por mês na sala. A campanha Agosto Dourado vai até 31/08.