Agricultores da Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita atuam em Santa TerezinhaBea Silva

Agricultores da Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita produzem, mensalmente, 150 kg de polpas de frutas. No espaço, localizado no bairro Santa Terezinha, os cooperados realizam todo o processo de produção, que vai desde a sanitização até a finalização do produto.
Na última semana, por exemplo, polpas de manga foram produzidas. De acordo com o presidente da COOPAMESQ, William Sampaio Motta, o rendimento da manga depende de como a fruta está.
“A manga, por exemplo, tem uma base de rendimento de 55% a 65%, o que consideramos razoável. Essa variação na porcentagem vai depender da qualidade da fruta que chega na Agroindústria. Esse ano, já foram utilizados em torno de 420 kg de manga para a produção de polpas. De goiaba, utilizamos mais de 60 kg”, explica. “Já in natura, esse ano, vendemos uma base de 300 kg de acerola, 50 kg de banana e 60 kg de limão para o Banco de Alimentos”, completa.
Processo de produção
A organização informou que o espaço da Agroindústria Familiar recebe as frutas dos fornecedores. Lá, são realizadas todas as etapas da produção, sejam elas manuais ou maquinárias. Em primeiro lugar, as frutas são pré-selecionadas e pré-higienizadas para receberem uma solução de hipoclorito a 2%, que higieniza de forma efetiva as frutas. Posteriormente, elas são levadas até a mesa de lavagem para retirar o excesso do produto e, assim, estarem prontas para iniciar o procedimento de despolpamento, dependendo de cada fruta.
“A manga, por exemplo, não vai direto para o despolpamento. Ela é descascada e depois levada à máquina de despolpar”, aponta Fábio Vilas Bôas, engenheiro agrônomo da prefeitura e responsável técnico pela Cooperativa.
a Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita produz, mensalmente, 150 kg de polpas de frutas - Bea Silva
a Cooperativa de Produtores Agropecuários de Mesquita produz, mensalmente, 150 kg de polpas de frutasBea Silva
“Todo o trabalho realizado dentro da Cooperativa é feito com clareza e transparência. Afinal, essa é uma iniciativa que procura beneficiar todos os envolvidos no projeto, seja socialmente ou financeiramente”, destaca Glauber Figueiredo, subsecretário municipal de Agricultura de Mesquita.