"Quanto mais nos vacinamos, mais livres seremos novamente. Não apenas como indivíduos, mas também como comunidade", explicou Angela Merkel AFP

A chanceler Angela Merkel disse nesta quinta-feira, 22, que está preocupada com a dinâmica "exponencial" das novas infecções por covid-19 na Alemanha, especialmente devido à progressão da variante Delta, e pediu a população para se vacinar.
"Temos um crescimento exponencial" do número de novos casos de coronavírus e "essa dinâmica me parece preocupante", disse ela em entrevista coletiva em Berlim.
Publicidade
"Temos que presumir que teremos o dobro (de infecções) em menos de duas semanas", acrescentou.
Desde meados de julho, o número de novos casos de covid-19 por dia ultrapassou 1.000 em média. O Instituto Robert Koch de vigilância sanitária registrou 1.890 casos em 24 horas nesta quinta-feira. Diante da progressão da variante Delta, mais infecciosa e contagiosa e atualmente a maioria dos casos na Alemanha e grande parte da Europa, Merkel considerou que a vacinação é mais importante do que nunca.
Publicidade
“Cada vacinação conta. Toda vacinação é um passo, um pequeno passo em direção à volta à normalidade para todos”, acrescentou.
“Quanto mais nos vacinamos, mais livres seremos novamente. Não apenas como indivíduos, mas também como comunidade”, explicou.
Publicidade
Ao contrário da vacinação obrigatória, a chanceler lembrou que deve privilegiar a conscientização para motivar quem ainda não foi vacinado. Até quinta-feira, pelo menos 60,4% da população alemã havia recebido a primeira dose de uma das quatro vacinas utilizadas no país e 48% as duas.
“A todos os que já foram vacinados, digo: procurem mobilizar e convencer os outros, seja em família, amigos, no campo de futebol ...”, pediu.
Publicidade
A chanceler pode aplicar novas restrições se o número de contágios continuar aumentando para não "sobrecarregar o sistema de saúde". Desde o início da epidemia na Alemanha 91.458 pessoas morreram de covid-19, de acordo com o Instituto Robert Koch.