Festa na Barra da Tijuca teve apresentação de DJ Rennan da Penha e grupo de pagodeReprodução

Rio - Uma boate na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, conhecida por promover eventos luxuosos na região, realizou uma festa, nesta terça-feira com direito a apresentação do DJ Rennan da Penha e do grupo Caju pra Baixo. Em uma denúncia encaminhada ao Dia, é possível ver o espaço da Vitrinni Lounge Beer lotado e a pista de dança, assim como o camarote com pessoas sem máscara e desrespeitando o decreto de medidas restritivas da prefeitura do Rio.
Publicidade
Uma moradora do bairro explica como os estabelecimentos burlam a fiscalização. Segundo ela, as boates parecem fechadas na parte de fora, mas seguem com funcionamento normal do lado de dentro. "Aqui na Avenida Armando Lombardi se você olhar por fora é uma coisa e por dentro é outra. Parece ter pouca gente, mas na verdade vira um fervo lá dentro, nas fotos dá pra ver. Olha o que estamos vivendo, olha quantas pessoas morreram. Parece que essas pessoas não estão nem aí ", disse.
Uma foto mostra como a boate fica do lado de fora, com uma faixa de interdição e sem pessoas na porta. 
Publicidade
Área externa da boate - Reprodução
Área externa da boateReprodução
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) informou que o espaço já foi fiscalizado em outras ações realizadas para verificação do cumprimento das medidas de restrição ainda vigentes na cidade e informou que irá analisar as imagens em conjunto com o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária para "eventuais autuações posteriores", alegou a pasta. 
Publicidade
O espaço alegou que segue todas as medidas sanitárias para o combate a a covid rigorosamente, "tais como, testagem de temperatura, uso de máscaras pelos funcionários, álcool, sanitização constante de todo o espaço, distanciamento social das mesas, bem como testagem e afastamento de colaboradores com qualquer sintoma, mesmo que leve", disse em nota o espaço. O estabelecimento também afirmou que o combate a covid deve "se dar de forma compartilhada com a sociedade e que "é desproporcional exigir apenas dos empresários, esforço único e suficiente para tal", finalizou. 
Já assessoria de Rennan da Penha disse que o DJ diz desconhecer quaisquer denúncias relacionadas ao evento que realizou na última terça-feira, na Barra da Tijuca. Ele alegou que foi pego de surpresa já que o local está funcionando no momento como lounge bar e seguindo todas as medidas sanitárias da Prefeitura.
Publicidade
Medidas restritivas
As medidas restritivas para conter o avanço da covid-19 foram prorrogadas pela prefeitura até o próximo dia 26 de julho. Boates, danceterias e salões de festa continuam proibidos, assim como a realização de eventos que necessitem de autorização transitória, em áreas públicas e particulares.
Publicidade
Algumas determinações continuam flexibilizadas, como a permissão de ônibus fretados para entrar na cidade, também não há mais limite de horário para música ao vivo em bares e restaurantes; nesses locais, a distância entre mesas deve ser de 1,5 metro. Nas academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e condicionamento físico ficam permitidas as aulas em grupos, com a ocupação dos ambientes limitada a um indivíduo a cada quatro metros quadrados.
Confira a nota do Vitrinni Lounge na íntegra
Publicidade
O restaurante Vitrinni informa que todas as medidas sanitárias para o combate ao COVID são cumpridas rigorosamente, tais como, testagem de temperatura, uso de máscaras pelos funcionários, álcool, sanitização constante de todo o espaço, distanciamento social das mesas, bem como testagem e afastamento de colaboradores com qualquer sintoma, mesmo que leve.

O uso de máscara e distanciamento social são exigidos dos clientes, que nem sempre atendem prontamente.

Eventual momento de maior fluxo de pessoas em um mesmo ambiente da casa, que comporta cinco diferentes ambientes, é meramente circunstancial e constantemente corrigido, não representando a atividade em seu desenvolvimento normal.

Eventuais falhas serão apuradas e corrigidas, visado o bem estar dos consumidores, empregados e do combate à disseminação do vírus.

O combate ao COVID deve se dar de forma compartilhada com a sociedade, devendo estabelecimentos comerciais e consumidores agir de forma comum seguindo as orientações sanitárias, sendo desproporcional exigir apenas dos empresários, esforço único e suficiente para tal.
Prisão anterior
Publicidade
Em 2019 Rennan da Penha foi preso após ser condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ) pelo crime de associação ao tráfico, mesmo sendo absolvido em primeira instância. A defesa alegou a inocência de Rennan da Penha e disse que as provas usadas para incriminá-lo eram insuficientes. O artista foi solto em novembro do mesmo ano após a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que derrubou a possibilidade de prisão em segunda instância, e no habeas corpus concedido ao DJ pelo ministro Rogério Schietti Cruz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).