Leo GTA foi preso por policiais civis em um Motel, em Duque de Caxias, na Baixada FluminenseReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

Rio - A 21ª DP (Bonsucesso) indiciou o criminoso Leonardo Santos Costa Falcão, o Léo GTA, 26 anos, pela morte do adolescente Leônidas Augusto da Silva de Oliveira, de 12 anos, em outubro de 2020. O menino foi baleado na cabeça na Avenida Brasil, na altura da Favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, quando ia com a avó ao supermercado. Léo GTA, líder de uma quadrilha especializada em realizar roubos milionários em centros de distribuição de cargas, e outros dois bandidos, identificados como Filipe Conceição Soares e Cleyton Santos de Lima Paulino, também indiciados pela Polícia Civil, estavam em um dos carros que realizaram o disparo que atingiu o adolescente. 
Leônidas Augusto da Silva de Oliveira foi baleado e morto na Avenida Brasil, em outubro de 2020 - Arquivo Pessoal
Leônidas Augusto da Silva de Oliveira foi baleado e morto na Avenida Brasil, em outubro de 2020Arquivo Pessoal
Publicidade
Segundo o delegado responsável pelo caso, Hilton Pinho Alonso, a perícia realizada em um dos carros roubados encontrou provas de que Léo GTA era um dos quatro homens que fizeram os disparos. Testemunhas ouvidas pelo delegado também reconheceram o líder da quadrilha na ação.
Além de envolvimento na morte do adolescente, Leonardo Falcão também havia sido indiciado pela morte do vigilante Leandro Chaves da Silva, durante um assalto ao Centro de Distribuição do Grupo Pão de Açúcar, em Duque de Caxias.
Publicidade
Léo GTA foi preso na manhã do último sábado (17), por policiais da 21ª DP (Bonsucesso) e agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele foi localizado em um motel na Rodovia Washington Luís, na altura de Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, depois que conseguiu escapar da operação da Polícia Militar nesta sexta-feira (16), no Parque União, na Maré, que levou mais de 40 pessoas para a delegacia.
De acordo com a investigações da Polícia Civil, Léo GTA estava foragido há quase dois anos. Além de responder pelos roubos da quadrilha, ele é apontado como homem de confiança do traficante Rodrigo da Silva Caetano, o Motoboy, de 40, líder do tráfico de drogas da Nova Holanda, no Complexo da Maré.
Publicidade
Juntos, GTA e Motoboy arrastam extensa ficha criminosa. A dupla responde por tráfico de drogas, associação para o tráfico, porte ilegal de arma de fogo, formação de quadrilha, homicídios, latrocínio e exploração de menores.
*Estagiária sob supervisão de Cadu Bruno