Afegãos se agarram a aviões em Cabul para tentar fugir do TalibãReprodução/Twitter

Brasília - Fontes do Itamaraty confirmaram ao jornalista Jamil Chade, do UOL, que o Brasil pode anunciar uma iniciativa para acolher afegãos em situação de extrema vulnerabilidade. A medida seria uma espécie de visto humanitário para um número específico de pessoas. 
Nesta quarta-feira (18), o governo brasileiro assinou uma declaração junto a Europa e Estados Unidos afirmando estar "profundamente preocupado" com a situação de mulheres e meninas no Afeganistão após a invasão pelo grupo extremista Talibã.

Na próxima semana, ainda de acordo com Chade, o Brasil vai patrocinar uma reunião de emergência do Conselho de Direitos Humanos da ONU para discutir o assunto. 
Publicidade
De acordo com a organização, quase 600 mil pessoas no Afeganistão tiveram de deixar suas residências desde o começo de 2021 em busca de proteção dentro do próprio país. As entidades internacionais, no entanto, afirmam que a comunidade internacional deve se preparar para um possível êxodo.

O governo dos EUA já anunciou um pacote de US$ 500 milhões para planejar a chegada de pessoas vindas do Afeganistão. A Europa, por sua vez, ainda avalia de que forma poderá auxiliar os refugiados sem pressionar as fronteiras do continente. Outros governos, como Uganda, também se disponibilizaram a receber afegãos.